Prospera Família encerra primeira etapa em Barueri
Cerca de 170 participantes do Prospera Família receberam na segunda-feira, dia 13, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), o certificado de conclusão da primeira etapa do Programa.
Duas cerimônias foram realizadas, sendo uma na parte da manhã e outra à tarde. Elas foram prestigiadas por Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, Ana Paula Souza Romeu, diretora da DRADS de Osasco, e coordenadores da Sads.
Para Ana Paula, o Prospera é um “programa de empoderamento da mulher que tem trazido desenvolvimento pessoal e local, utilizando várias estratégias para melhorar a vida do participante”. Adriana agradeceu aos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), onde os encontros do Prospera acontecem, e disse que é importante perseverar. “É uma forma de melhorar a vida de vocês e devemos aproveitar todas as oportunidades”, disse. Ela explicou que o Programa recebe recursos financeiros do Governo Estadual, mas é executado pelo município, que disponibiliza toda estrutura necessária para sua efetivação.
Prospera Família
O Programa do Governo do Estado de São Paulo é desenvolvido nos municípios através dos Cras e atende famílias monoparentais inscritas no Cadastro Único, com crianças na primeira infância e com renda per capta de até R$210.
O Programa visa geração de renda, empreendedorismo, capacitação e orientação profissional. A ideia é promover mobilidade social e romper com o ciclo de perpetuação da pobreza por meio do estímulo à geração de renda, inclusão produtiva e proteção integral das famílias. Em Barueri, começou em janeiro de 2023 e está sendo realizado em parceria com a Sads.
Dividido em três etapas (Desenvolvimento Humano, Capacitação para o Trabalho e
Empreendedorismo), o Prospera deve durar 10 meses e, ao longo desse tempo, as famílias participantes recebem, mensalmente, uma transferência de renda para subsistência no valor de R$130. Ao final do Programa o participante pode receber até 2 mil reais para empreender seu próprio negócio.
Nesta primeira etapa foram nove encontros para que os tutores conhecessem a realidade dos participantes com o objetivo de revelar as habilidades e talentos de cada um.