Ícone do site Jornal ARua

Delegação da CiOeste representando GCMs da região participarão de reunião em Brasília com ministro da Justiça

Delegação de comandantes das Guardas Municipais das cidades representadas pelo CIOESTE irão apresentar propostas e reivindicações para a categoria ao ministro da Justiça e Segurança Pública.

Na manhã da quarta-feira, 15/2, aconteceu, na sede do CiOeste, reunião do Grupo de Trabalho (GT) das Guardas Municipais composto por comandantes e representantes de Guardas Civis Municipais de cidades da região, sob coordenação do inspetor Miguel Arcanjo Maidana, comandante da GCM de Osasco.

O encontro contou com a presença dos diretores do CiOeste, Carlos Abrão (Programas e Projetos), Mauro Sérgio (Comunicação) e da assessora Letícia Galdino.

Maidana sugeriu a formação de uma delegação do CIOESTE, com comandantes das Guardas, para participar, em Brasília, na segunda quinzena de março, de uma reunião com Flavio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública.

“O Ministro quer nos ouvir, então é a oportunidade para levarmos nossas reivindicações e tratar de propostas e projetos das Guardas Municipais”, afirmou.

Entre as propostas discutidas, consta a regulamentação com padronização nacional da carteira funcional dos Guardas; o modelo do uniforme; definir a padronização dos códigos de ocorrência das Guardas e a criação de um centro regional de formação integrado para treinamento dos GCMs.

Também participou da reunião o coronel Eron, subcomandante do 2 Batalhão da Polícia do Exército (2 BPE), situado em Osasco. Eron colocou à disposição dos comandantes a estrutura do 2° BPE, para os GCMs participarem de cursos como: batedor e motociclista militar; cães de guerra; curso de segurança e proteção às autoridades e o Clube de Tiro para ser utilizado de forma gratuita.

Foi ressaltado que já está implantado, em todas as cidades que compõem o CIOESTE, projeto piloto do Sistema de Comunicação Avançado (LTE), uma solução que faz integração imediata entre as GCMs das cidades, por rádio e transmissão via rede wi-fi e 4G.

“Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil que implantamos por meio do CIOESTE, com custo zero, por um ano, visando facilitar a comunicação entre os GCMs e agilizar as ocorrências, principalmente nas cidades que fazem divisa”, destacou.

Também presente na reunião, o comandante da GCM de São Paulo, Agapito Marques, o secretário de Segurança de Mairiporã, Francisco Wanderlei Rohrer, entre outras autoridades.

Sair da versão mobile