CEUs de Osasco e as Rainhas do Samba conseguem a maior ocupação de público da periferia da cidade no Teatro Glória Giglio
Na tarde e noite do sábado, 18 de março, mais de mil pessoas passaram pelos 5 espaços de apresentação do espetáculo multipalcos “Rainhas do Samba”, dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) de Osasco – Bonança, 1º de Maio e Santo Antônio. O evento foi um presente dos CEUS para Osasco, em seu 61º aniversário, e contou com a participação de mais de 500 aprendizes, levando ao público cerca de 30 atrações simultâneas no Teatro Municipal da cidade, envolvendo aproximadamente 80 colaboradores dos CEUs, entre educadores, artistas, apoio e demais funções.
Os artistas e aprendizes renderam tributo a sete rainhas da música brasileira: Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Leci Brandão e Jovelina Pérola Negra. Desde as 18h, várias expressões artísticas ocuparam o teatro, grande parte delas mostravam o resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos educadores nas oficinas dos 3 CEUs. O evento contou com apresentação de big band, corasamba, camerata de violões, musicalização, capoeira, muay thay, kung-fu, jiu-jitsu, danças urbanas, zumbalanço, balé, entre outras performances.
O encerramento foi o ponto alto do evento. Um show no mais alto estilo, com a cantora Adryana Ribeiro, interpretando sucessos das rainhas homenageadas. A cantora estava acompanhada pela Orquestra e pelo Coral dos CEUs, regidos pelo maestro Alailton Assumpção.
Muito mais acompanhou a intérprete e abrilhantou a exibição no palco principal do teatro. O espetáculo foi permeado por apresentações em que os CEUS mostraram a diversidade de talentos de seus aprendizes e o resultado de cada atividade promovida.
Em alguns momentos Adryana estava com casais de dançarinos, em outros com pequenas bailarinas, ou acompanhada por malabaristas penduradas ao teto, capoeiristas, sambistas, crianças interpretando brincadeiras. Até dançarinas de dança do ventre se alinharam ao mais brasileiro dos ritmos musicais. Na música “Sonho Meu”, de Dona Ivone Lara, a cantora ganhou reforço das solistas mirins Juju Gaspar e Luna Pires, ambas do CEU Bonança.
Para fechar o show, uma batucada de escola de samba com alunos e professores do CEUS entrou no teatro e acompanhou a cantora na música “Zé do Caroço”, de Leci Brandão. Aos poucos, o palco foi tomado por colaboradores e aprendizes, em meio a muito samba, energia e alegria.
A presença da boa música, do teatro, dança, circo e esportes no Rainhas do Samba, comprovam que os CEUs apostam na vanguarda quando fazem formação humanística. “Vocês não têm ideia do trabalho que deu para nossa equipe, a montagem deste espetáculo”, disse Beth Parro, diretora geral dos 3 CEUS, à plateia lotada do teatro e ao público que acompanhava em transmissão simultânea, no saguão ao lado. “Este espetáculo não é nosso, é para vocês! Aqui temos músicos que começaram no CEU, sem sequer saber segurar um instrumento. A isso eu chamo transformação!”, salientou, agradecendo ainda ao trabalho contínuo das secretarias de Educação e Cultura e ao apoio do prefeito Rogério Lins. “O prefeito é nosso grande apoiador e não mede esforços para que os atendimentos dos CEUS continuem promovendo a inclusão por meio da cultura e do esporte”, fechou.
Prestigiando o evento e representando o prefeito Rogério Lins, o secretário de Cultura Claudio Henrique Silva parabenizou a todos pelo trabalho. “Vocês têm uma atuação belíssima na cidade. Conheço muito as periferias, visito sempre estes locais e estou muito feliz com o que estão desenvolvendo. É um trabalho que literalmente salva vidas. Se a gente não abraça essa juventude, o mundão abraça e a gente perde essa garotada. O CEUs não têm deixado isso acontecer”, comentou.
Sob direção de Beth Parro e coordenação do maestro Alailton Assumpção, a organização do evento contou com a participação dos diretores dos CEUs Dney Bitencourt (1º de Maio), Claudia Cardoso (Bonança) e da gerente de projetos do CEU José Saramago, Roseli Biage.