Barueri fortalece rede de atendimento do Transtorno de Espectro Autista

No domingo (2 de abril) foi celebrado o Dia da Conscientização do Autismo, data criada para alertar sobre a importância do acompanhamento precoce, da visibilidade e do acesso à informação. A Prefeitura de Barueri celebra trabalhando para criar uma rede de atendimento cada vez mais fortalecida e engajada para garantir apoio ao desenvolvimento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).  

Este é o caso de Heitor de Castro Abreu, de cinco anos, que recebeu o diagnóstico de TEA em agosto de 2022. De lá pra cá, teve todos os direcionamentos necessários para iniciar o acompanhamento. 

“O Heitor foi encaminhado pelo pediatra da rede para um neuropediatra e fomos muito bem atendidos. Depois acessamos a SDPD e demos início em janeiro deste ano na equoterapia. Ele deu um salto no desenvolvimento e com apenas dois meses de tratamento na Equoterapia melhorou o equilíbrio, a atenção e a sua autonomia. São pequenas mudanças que ao mesmo tempo são grandiosas”, conta a mãe de Heitor, Natércia de Castro Abreu.  

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), além da Equoterapia, também aponta caminhos para a pessoa com TEA por meio de apoio técnico nos departamentos de Empregabilidade, no Centro-Dia, Saúde e Movimento e no Departamento de Tecnologia Assistiva.  

Educação Especializada 

Heitor também conta com suporte em sala de aula executado pelo Departamento de Educação Especializada (DEE), da Secretaria de Educação, que atua na construção do processo de escolarização adequado para o aluno com deficiência.  

“O aluno que está dentro do Espectro Autista recebe por parte dos profissionais de Educação um olhar cuidadoso e principalmente pedagógico, respeitando o laudo deste aluno e valorizando a sua potencialidade em sala de aula. Sempre atuando em conjunto com outras Secretarias, traçando estratégias com o foco no seu desenvolvimento”, explica a diretora do DEE, Deborah Hortência Leite.  

Centro de Autismo 

Atualmente está em processo de implantação o Centro de Referência do Autista pela Secretaria de Saúde, que oferecerá serviços gratuitos com equipe multiprofissional, melhorando a qualidade de vida do usuário com TEA e seus familiares na rede pública municipal. 

“A importância do tratamento do TEA não pode ser subestimada. Com o atendimento adequado, as pessoas com autismo podem alcançar seu potencial máximo, melhorando sua qualidade de vida”, ressalta o secretário de Saúde, Milton Monti. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.