No CIOESTE, secretário de Turismo, sugere implantação de um Plano de Desenvolvimento para a região Oeste
Lucena afirmou que cidades podem contar com o governo do Estado como parceiro fomentador
O secretário Estadual de Turismo do Governo do Estado, Roberto de Lucena, participou de reunião na segunda-feira, 3/4, da Câmara Técnica (CT) de Turismo do CIOESTE e da Região Turística (RT) Negócios & Cultura, onde foi recebido pelo coordenador da CT, secretário de Turismo de Vargem Grande Paulista, José Roberto Cruz e pelo presidente do Consórcio, Josué Ramos, prefeito da cidade.
Na oportunidade, o secretário estadual sugeriu a implantação de um Plano de Desenvolvimento do Turismo para a região Oeste, contando com apoio e recursos do governo do Estado de São Paulo.
“Vamos chamar especialistas e técnicos e, dentro dessa perspectiva do consórcio, ver o que podemos fazer para juntos trazer investimentos e o governo do Estado como parceiro fomentador. Esse será nosso ponta pé inicial”, destacou.
O presidente do CIOESTE, Josué Ramos, entregou ao secretário estadual, um estudo que foi elaborado pela Câmara Técnica de Turismo do Consórcio com sugestões e um mapeamento para o crescimento do setor em toda a região Oeste. Lucena destacou que os municípios podem contar com seu apoio, ressaltando também vários investimentos do governo do Estado na área. “Turismo é a bola da vez. Foi o setor que mais sofreu na pandemia e também o setor que mais reagiu, recuperando em 2022. Tem uma capacidade de reação acima da média e nesse ano de 2023, vamos falar em crescimento e expansão. Hoje o turismo representa 8% do PIB de SP”, frisou.
Na oportunidade, o coordenador da CT, José Roberto falou da importância em receber o secretário de Estado. “Esse é um ato muito relevante para nós. Aqui no CIOESTE existe um entusiasmo grande e tenho certeza de que, com o senhor, vamos desenvolver mais ainda a região turística das cidades que compõem o CIOESTE”, afirmou.
Por sua vez, o prefeito Josué Ramos destacou que o encontro foi muito produtivo. “Estamos muito contentes. Tenho certeza de que sua equipe terá sensibilidade em trazer mais recursos para a região”, complementou o presidente do CIOESTE.