Padre Júlio Lancellotti recebe prêmio da Agência do Bem
Premiação acontecerá durante o 5º Fórum da Rede do Bem
No dia 12 de abril, das 14h às 18h, acontecerá a quinta edição do Fórum da Rede do Bem em São Paulo. Promovido pela Agência do Bem, o evento reunirá representantes de diferentes organizações sociais para um dia inteiro de palestras e debates sobre os principais desafios do ao Terceiro Setor. Neste ano, a programação do fórum será marcada ainda pela homenagem ao Padre Júlio Lancellotti, pedagogo que é referência na luta pelos direitos humanos há mais de 40 anos, que receberá o prêmio Fundo Eny Moreira de Direitos Humanos.
Criado em 2022 pela Agência do Bem, em memória à trajetória de vida da advogada Eny Moreira, o fundo tem o propósito de reconhecer ações em destaque realizadas por instituições, coletivos ou pessoas físicas. Símbolo de luta na defesa e proteção dos direitos humanos no Brasil, a Dra. Eny era uma entusiasta do trabalho da ONG.
“Temos muito orgulho em promover esta premiação, que reforça a importância dos ideais da advogada por uma sociedade mais justa e igualitária, e nos ajuda a divulgar histórias que inspiram e fazem a diferença, como a do Padre Júlio. É uma honra entregar o Fundo Eny Moreira de Direitos Humanos para uma pessoa que admiramos tanto”, afirma Alan Maia, fundador da Agência do Bem.
A realização da premiação em abril é também uma homenagem ao mês de aniversário da advogada, que faleceu no ano passado. O resultado do fundo Eny é divulgado uma vez ao ano pela Agência do Bem, e os premiados recebem suporte financeiro para manter seus projetos sociais. “Consideramos que seria uma ótima oportunidade para inserir a entrega do prêmio na programação do Fórum da Rede do Bem, a fim de reforçar a importância das duas iniciativas”, revela Maia.
Nesta quinta edição do fórum, serão realizadas duas palestras: “Direitos Humanos na Periferia”, com a presença de Hamilton Harley, coordenador executivo no Instituto Vladimir Herzog, e da Renata Aquino, coordenadora do projeto Usina de Valores. A segunda apresentação será sobre a “Captação de Recursos”, com Felipe Groba, gerente de projeto no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).
O evento integra o projeto da Rede de Organizações do Bem, criado em 2012 pela própria Agência do Bem, com o objetivo de apoiar iniciativas de organizações sociais de base comunitária, fortalecer relações, capacitar gestores, financiar pequenos projetos através de editais periódicos e disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O fórum será realizado na Avenida da Liberdade, nº 146, no bairro da Liberdade, e terá entrada gratuita.
Serviço
5º Fórum da Rede do Bem e premiação do Fundo Eny Moreira de Direitos Humanos
Data: 12/04
Local: Avenida da Liberdade, 146 — Liberdade (Ikesaki — auditório)
Horário: 14h às 18h
Inscrição gratuita pelo link
Sobre a Agência do Bem
A Agência do Bem é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, que tem como missão promover o desenvolvimento humano, visando a cidadania plena da população de baixa renda, por meio da educação, de forma transparente e sustentável. Iniciou suas atividades em 2005 na Comunidade de Vargem Grande, no Rio de Janeiro, atualmente possui 27 polos comunitários de atuações na região metropolitana do Rio de Janeiro e, em outros cinco estados do Brasil, além de apoiar iniciativas de 90 parceiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e de São Paulo.