Quase 700 servidores de Barueri já passaram pelo curso de primeiros socorros da Defesa Civil
Todos os anos a equipe da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barueri ministram cursos de primeiros socorros nas escolas da rede municipal de ensino, por meio do programa NoPSE (Noções Básicas de Primeiros Socorros nas Escolas).
Na última quarta-feira, dia 12, a Defesa Civil ministrou na Escola Municipal Maternal Maria Sueli Silva – “Sueli Protetora”, no Vale do Sol, o curso voltado aos servidores.
Para não prejudicar a rotina do serviço, a diretoria das unidades escolares divide o quadro funcional em duas turmas (manhã e tarde ou em dias consecutivos). Num período de duas horas são dadas instruções de atuação em casos de sufocamentos, fraturas, convulsões por ataque epiléptico, desmaios, apneia etc.
Após as instruções teóricas do agente de Defesa Civil Adair Liberato de Oliveira, os alunos foram convidados a praticar os exercícios em manequins e nos próprios colegas de trabalho. A agente Fabiana Leles estava assessorando Liberato.
“Muitas pessoas nem sabem para quem pedir socorro e ligam para o 190. É preciso ter calma e ligar para o número certo (193 em caso de urgência ou 199 em caso de emergência), revela Liberato. “Cada minuto de demora no atendimento diminui em 10% as chances de sobrevivência da vítima”, arremata.
“Esse aprendizado é de suma importância. Vale não somente na escola como na vida. Não tem preço”, conta Rosnei Mari Silva, diretora da escola. “Me sinto lisonjeada como profissional de ensino e como munícipe porque a Prefeitura de Barueri coloca todo esse conhecimento à nossa disposição”, complementa.
O conteúdo
O conteúdo programático do NoPSE foi elaborado por Fabiana Queiroz e por Adair Liberato. Todos os participantes do NoPSE poderão aprimorar os conhecimentos através da internet. É disponibilizado um link com mais duas horas de conteúdo e com direito a emissão de certificado no final.
Só este ano o NoPSE já orientou cerca de 680 servidores multiplicadores em 44 turmas de 13 unidades escolares da rede municipal de Barueri. “Estamos atendendo as maternais inicialmente. Nosso objetivo é atender a seguir todas as escolas da rede de Barueri”, afirma Fabiana.
A origem
O NoPSE surgiu em 2017 quando Fabiana Queiroz Aquino, chefe do Departamento de Gestão de Risco e Desastres da Defesa Civil, tomou conhecimento que a avó de um aluno de uma escola no Parque Imperial se feriu numa cerca viva (vegetação) e ficou muito tempo perdendo sangue até ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, pois ninguém sabia o que fazer. Os primeiros atendimentos do NoPSE foram realizados pelo próprio coordenador da Defesa Civil de Barueri, Roberto Lago.