Barueri amplia vacinação bivalente contra Covid-19
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a partir do dia 4 de maio (quinta-feira) a aplicação da dose de reforço bivalente contra a Covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais. A vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
“Essa grande campanha de vacinação visa dar cobertura à nossa população. Vacine-se, a vacina é vida e é importante que todos se protejam, especialmente neste momento que vemos surgir uma nova e perigosa variante da Covid-19 chamada Arcturus”, explica o secretário de Saúde de Barueri, Milton Monti.
Para tomar a bivalente, a pessoa precisa ter sido imunizada com duas doses de vacinas monovalentes (Astrazeneca, Coronavac, Janssen ou Pfizer) no esquema primário ou reforço, além de manter o intervalo de pelo menos quatro meses em relação à última dose tomada. Quem estiver com alguma dose em atraso, basta procurar uma das unidades de saúde e atualizar a carteira vacinal.
Com o intuito de reforçar a proteção contra a doença, a vacina bivalente é uma atualização que protege contra a cepa original do coronavírus (SARS-Cov-2) e as subvariantes da Ômicron (BA.1 e BA.2).
Para saber o endereço da UBS mais próxima para a aplicação da vacina e os horários de atendimento, basta acessar o site da Prefeitura.
Nova cepa
A Arcturus, também conhecida como XBB.1.16, citada pelo secretário de Saúde, Milton Monti, é a nova variante da Covid-19 que já circula em quase 40 países, inclusive no Brasil. Identificada pela primeira vez na Índia, em janeiro deste ano, a Arcturus, provoca sintomas como irritação nos olhos, febre alta e tosse. As atuais vacinas disponíveis também atuam para combater essa cepa dominante.