Câmara aprova projeto para indicação em braile em pontos de ônibus de Barueri

As paradas de ônibus de Barueri terão informações em braile – espécie de escrita em relevo – para facilitar a vida de passageiros com deficiência visual. O projeto, aprovado pela Câmara Municipal na sessão de terça-feira, 9, prevê que a prefeitura faça a implantação gradual do sistema, conforme as necessidades de reformas ou substituições dos pontos.

O Projeto de Lei 030/2023 ressalta ainda que as informações devem obedecer às especificações técnicas da legislação e das normas de acessibilidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

“O que se pretende com esse projeto é cumprir o que determina nossa Constituição Federal, que declara serem todos os cidadãos iguais perante a lei e que estabelece que é competência do poder público cuidar da garantia das pessoas com deficiência”, justificou Rafa Carvalho (União), autor da proposta.

O Sistema Braile

O braile é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas inventado pelo francês Louis Braille em 1852, ele mesmo cego aos três anos de idade devido a um acidente que causou a infecção dos dois olhos.

O sistema é composto por um arranjo de seis pontos em relevo, dispostos na vertical em duas colunas de três pontos cada, no que se convencionou chamar de “cela braile”. A diferente disposição desses seis pontos permite a formação de 63 combinações ou símbolos para escrever textos em geral, anotações científicas, partituras musicais, além de escrita estenográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.