Prefeito homenageia professora de Osasco premiada por projeto da EJA

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, homenageou em seu gabinete segunda-feira, 15/5, a professora Elaine Romanha, do CEU José Saramago, da rede de ensino da Secretaria de Educação, agraciada recentemente na primeira edição do “Prêmio Educador Transformador”, promovido em conjunto pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil. O prêmio visa reconhecer projetos de educação transformadora em todos os níveis de ensino.  

A docente venceu na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o trabalho pedagógico “São Tantas Emoções” desenvolvido com alunos. A cerimônia de premiação aconteceu quarta-feira, 10/5, durante a Bett Brasil 2023, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, no Auditório 1 do Transamérica Expo Center, em São Paulo. 

Segundo a professora, seu projeto, aplicado ao longo do ano passado, se pautou com base nas neurociências: “Por meio das emoções positivas, quando nomeadas, estas são aliadas ao processo de aprendizagem de forma satisfatória. Assim, o projeto buscou potencializar a autoestima, valorizando as diversas formas de aprender dos educandos da EJA, o que proporcionou o processo de aprendizagem, valorizando as emoções e todo o repertório trazido pelos estudantes durante as aulas. O processo também contribuiu na motivação de outros familiares a regressarem ao espaço escolar, onde realizaram um sonho de infância, que por conta dos trajetos de vida não foi concluído na idade certa”, disse. 

De acordo com Eliane, o projeto começou com 25 alunos, dos quais 16 eram analfabetos, e se estendeu a um total de 56 durante o desenvolvimento do projeto ao longo de 2022. “Chegamos a esse total porque os que iniciaram foram trazendo outros alunos que ou tinham apenas algum grau de alfabetização ou nenhum. Desse total (56), conseguimos alfabetizar 36. É muito gratificante. Vejo a educação como pluralidade. O professor sozinho não é nada. Não faria isso sozinha. Construímos a várias mãos e agradeço muito o apoio, entre outros, da vice-diretora Priscila Nery, e do doutor Luiz (Luiz Henrique do Nascimento, secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão)”, disse a educadora. 

Ela recebeu do prefeito um buquê de flores e um kit alusivo aos 61 anos de emancipação político-administrativa da cidade, completados no dia 19 de fevereiro deste ano. “Ficamos muito orgulhosos por sua premiação, por ter levado o nome de nossa cidade para o Brasil graças a seu trabalho com nossos alunos. Receba toda nossa estima e gratidão”, disse Lins.  

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, e o adjunto José Toste Borges, também acompanharam a homenagem no gabinete do prefeito.   

Prêmio 

O evento contou com 70 educadores finalistas, provenientes de 23 estados brasileiros, e que concorreram em sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional, Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos. O concurso recebeu um total de 2.897 projetos de professores de todo o Brasil. 

Os primeiros colocados em cada categoria foram contemplados com troféu, certificado, ‘Missão Técnica Nacional’ e uma bolsa integral no curso MBA em Educação Empreendedora (360 horas). Também serão disponibilizadas mais cinco bolsas integrais para as instituições de cada um dos vencedores. 

Para mais informações sobre o Prêmio Educador Transformador acesse o site: www.educadortransformador.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.