Vereadores de Osasco aprovam projeto sobre conscientização da convivência familiar
Dia Municipal da Família Acolhedora acontecerá anualmente em 31 de maio
Foto: Ricardo Migliorini
Osasco é um dos municípios brasileiros que possuem uma política pública bem-sucedida para a garantia de convivência familiar e comunitária a menores em situação de risco pessoal e social.
Em 2018, a Prefeitura do Município de Osasco criou o serviço Família Acolhedora Canguru, que cadastra e capacita famílias da comunidade para receber esses menores.
Nesses quase cinco anos de operação, a política pública tem garantido o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes separados de suas famílias, até que possam ser reintegrados à família de origem ou adotados.
Com o objetivo de divulgar, conscientizar e incentivar a adesão de famílias osasquenses ao programa, a vereadora Elsa Oliveira (Podemos) apresentou o Projeto de Lei 17/2022, que foi aprovado em 1º turno na Sessão Ordinária da última terça-feira (23).
A proposta institui em Osasco o Dia Municipal da Família Acolhedora, a ser comemorado anualmente em 31 de maio. “Fico muito feliz quando a gente fala de um serviço que funciona. Por isso instituímos essa data”, justificou Elsa.
De acordo com a parlamentar, as famílias que aderem ao projeto são voluntárias e escolhem acolher em suas casas bebês, crianças ou adolescentes, para que fiquem num determinado período sob cuidados delas.
“É um projeto tão lindo; um dos projetos mais lindos, que eu pude, graças a Deus, ter tido a oportunidade de implantar aqui na cidade”, completou Elsa, que era secretária de Assistência Social de Osasco e participou da criação do “Famílias Acolhedoras”.
A proposta deverá passar por nova votação na sessão desta quinta-feira (25) antes de ir à apreciação do prefeito Rogério Lins (Podemos).
Doulas em hospitais
Os vereadores também aprovaram o projeto de autoria da vereadora Lúcia da Saúde (Podemos), que trata da presença de doulas durante o período do trabalho de parto, do parto e do pós-parto nas maternidades, casas de partos e estabelecimentos hospitalares públicos e privados de Osasco.
Doula é uma espécie de assistente de parto, que acompanha grávidas do período da gestação até os primeiros meses após o parto.