Caminhada, show e palestras marcam Semana de Conscientização sobre a Violência contra Idosos em Barueri
15 de junho é o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Muitas leis de amparo foram criadas, mas ainda falta conscientização e muitos idosos ainda não sabem detectar os crimes e arbitrariedades que sofrem, praticados na maioria das vezes por pessoas próximas e por parentes.
Barueri, através da Secretaria da Família, está engajada neste movimento e preparou uma Semana de Conscientização que teve uma caminhada e uma apresentação musical do conjunto Mistura Brasileira na terça-feira, dia 13, no Parque Dom José. Duas palestras com renomados especialistas ocorrem a seguir no restaurante do Parque da Maturidade.
“O combate à violência contra a pessoa idosa é de suma importância. Respeitar a integridade e eliminar a violência física, psicológica, sexual, financeira, institucional, negligência e abandono é dever da sociedade como um todo. Peço a todos que colaborem com essa causa. Nossos idosos merecem toda a nossa consideração e carinho, hoje e sempre”, afirma Sílvio Macedo, secretário da Família de Barueri.
Programação:
Dia 14 (quarta-feira) às 10h: Palestra “Como Ajudar Famílias Afetadas pelo Álcool e Outras Drogas”, com Ronaldo Campos, dentista e presidente da Comunidade Terapêutica Filhos da Luz;
Dia 15 (quinta-feira) às 10h: Palestra “Educação Financeira na Terceira Idade” com Naiane Souza, educadora financeira minimalista.
Junho Violeta
Desde 2006, a ONU e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa reservam essa data para conscientização das arbitrariedades sofridas pela população idosa. No Brasil, o Estatuto do Idoso e as Delegacias Policiais de Proteção a esse segmento procuram cuidar para que os quase 30 milhões de idosos sejam respeitados. É necessário o empenho da sociedade e das autoridades, já que a expectativa é que até 2060, os idosos serão mais de 25% do contingente populacional.
Principais crimes contra idosos:
– Impedi-los de tomar posse de qualquer cargo público;
– Reter documentos ou cartão bancário que os impossibilite de acessar contas ou receber dívidas;
– Apropriar-se de suas aposentadorias, aluguéis ou outros rendimentos;
– Expô-los a riscos de integridade física ou psicológica ou obrigá-los ao exercício de trabalhos inadequados;
– Realizar transações em cartório sem discernimento ou desacompanhados de um representante legal.
Principais ilegalidades:
Negar preferência em filas de estabelecimentos comerciais;
Negar assento no transporte público.
Quaisquer maus-tratos contra idosos devem ser denunciados no Disque 100.