Barueri lança o programa “Mãe, a grande viagem”

No dia 14 de junho, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher em parceria com a Secretaria de Saúde, lançou o programa “Mãe, a grande viagem”, que vai oferecer às munícipes mães e gestantes informações, apoio e acolhimento com o objetivo de promover uma maternidade mais tranquila, segura e empoderada antes, durante e na pós-maternidade, fortalecendo a rede de apoio já existente no município.

“As mães ainda enfrentam obstáculos no mercado de trabalho, as adolescentes, quando engravidam, perdem socialmente mais que os meninos. O objetivo é levar informações sobres os seus direitos, provocar discussões para que haja uma mudança de cultura na sociedade”, enfatiza a secretária da Mulher, Giani de Souza.

Sobre o programa
O programa prevê fornecer informações sobre os direitos trabalhistas e nos serviços de saúde durante a gestação e o puerpério; rodas de conversa sobre atividades físicas na gestação, assim como orientações nutricionais; cuidados psicológicos durante e pós a gestação, além de abordar temas como sexualidade, dentre outras ações.

Inscreva-se
As inscritas no programa terão a oportunidade de participar das atividades oferecidas pela Secretaria da Mulher, como pilates, ioga e hidroginástica. Você pode se inscrever pessoalmente na sede da Secretaria, que fica na rua Sebastião Davino dos Reis, 756, na Vila Porto, ou acessar o link de inscrição que está disponível no Instagram @mulherbarueri.

“O nosso objetivo é ampliar o programa, complementando a rede de assistência oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que são a porta de entrada dessas futuras mamães”, ressalta Marilene Barbosa, coordenadora de Saúde da Secretaria da Mulher.

Saúde
A diretora técnica de Enfermagem da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), ligada à Secretaria de Saúde, Elaine Fonseca, falou sobre a rede de atendimento oferecida no município.

“Barueri possui 19 UBSs, todas aptas para atender as nossas gestantes. São cerca de 3 mil gestantes em acompanhamento, por isso é muito importante ter um trabalho em rede, assim vamos conseguir atender essa mulher em todos os ciclos até o puerpério”, disse Elaine.

Jéssica Marques Cavalcanti Arantes, gravida de nove semanas e que tem uma bebê de um ano e seis meses, já garantiu a sua inscrição no programa.

“Quando eu estava grávida da minha primeira filha, sentia muita carência de informações, fazia terapia aqui na Secretaria da Mulher e dizia pra minha psicóloga o quanto eu sentia falta de acolhimento. Ter esse programa é surreal, estou muito feliz”, conta.

O primeiro encontro será no dia 21 de junho, às 10h, com uma palestra sobre Direitos Trabalhistas na Gestação e Direitos das Gestantes nos Serviços de Saúde. Para obter mais informações, ligue (11) 4706-4046.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.