Com a presença de Alckmin e França, Rubens Furlan assina filiação ao PSB
No sábado, 17/6, a cidade de Barueri recebeu lideranças da política nacional, entre elas o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, para o evento de filiação do prefeito Rubens Furlan no Partido Socialista Brasileiro (PSB), após quase oito anos no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Realizado na Praça das Artes, o evento contou ainda com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).
Na ocasião, Furlan também falou sobre seu apoio à chapa Lula-Alckmin, nas últimas eleições presidenciais, e também de sua parceria e amizade com Geraldo Alckmin. “Escolhi Lula porque achei que era o melhor para o nosso país. E, mais do que isso, tem um homem que eu conheço há muitos anos e que pode dar o equilíbrio necessário para qualquer governo”, em referência a Geraldo Alckmin.
Furlan disse ainda que já sente a economia do país dando sinais de recuperação. “Essa é a oportunidade que ele [Lula] tem para deixar o maior legado que um brasileiro deixou para o povo. E ele vai fazer isso.”.
Alckmin, por sua vez, comemorou a chegada do amigo ao partido e enalteceu sua trajetória política. “Nós ficamos felizes de ter hoje a filiação de um homem público forjado no povo, que foi eleito vereador, presidente da Câmara, fruto do povo. Não é filho da herança política. Nasceu com o povo”, completou.
Márcio França destacou a liderança e a força política de Furlan. “Ele é um líder nacional. Uma pessoa que se confunde com essa região, de tantas vezes que ele se elegeu e hoje ele vem para reforçar nosso time. É muito bom ter o 40 [número do PSB] estabelecido aqui em Barueri.”
Ao fazer uso da palavra, Furlan Filho aproveitou para relembrar momentos importantes da viagem que fez a Brasília, acompanhado de seu pai, no mês abril. “Eu ouvi elogios a seu respeito que me motivaram. Aqueles elogios retratam exatamente a sua história de luta em defesa das pessoas, da democracia, e que esteve em xeque. Isso me encheu de esperança porque sei que, em breve, teremos novidades. Quem sabe uma candidatura majoritária no Estado de São Paulo.”
Entre as lideranças políticas que participaram do evento, destaque para o vice-prefeito e secretário de Obras de Barueri, Beto Piteri; o presidente da Câmara Municipal de Barueri, Toninho Furlan; o presidente do CIOESTE e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos; o secretário executivo do CIOESTE e ex-prefeito de Osasco, Jorge Lapas; o ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi; o deputado federal e ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette; e o prefeito de Juquitiba, Ayres Scorsatto.
Candidatura ao Governo de São Paulo
Durante o evento, Furlan agradeceu a presença de Alckmin e França no evento. “É um prestígio e fiquei muito feliz deles estarem aqui. Fizemos uma festa bonita e eu a minha ida para o PSB aconteceu porque vejo que o partido tem um projeto de governo fortíssimo para nosso país. E eu, que sou um idealista desde a juventude, acredito que tem gente boa da minha geração, como o Geraldo e o Márcio. Estamos juntos e vamos continuar lutando. Quem sabe a gente consegue fazer com que o Brasil chegue perto daquilo que eu sonhei na minha juventude.”
Apesar das especulações, Furlan afirmou que a mudança de partido não tem qualquer relação com interesses políticos pessoais e garantiu ainda que descarta, neste momento, uma nova candidatura. “No dia que eu deixar a prefeitura, dificilmente vão me convencer para uma candidatura porque vou entender que a minha missão estará cumprida. Mas eu não perco o interesse no bem-estar social do nosso povo”, declarou.
Em resposta ao amigo e novo companheiro de partido, Alckmin declarou: “ele não tem, mas o povo tem”, sobre a questão de Furlan não querer mais concorrer a um cargo político, após o término de seu atual mandato.