Ícone do site Jornal ARua

Câmara Municipal de Osasco forma terceira turma do Curso de Libras

Iniciativa da Escola do Parlamento tem formado servidores para atender pessoas com deficiência auditiva

Foto: Robson Cotait

A Câmara Municipal realizou na manhã desta sexta-feira (30) a formação da terceira turma do Curso de Libras, oferecido pela Escola do Parlamento em uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, que já oferece o curso para a população.

“Essa decisão da Câmara Municipal merece ser aplaudida com certeza. A libras poderia ser a segunda língua oficial. Este ano, na SAS, tivemos um recorde de procurar para a realização do curso, mais de duas mil pessoas. Isso mostra a importância do curso que promove, efetivamente, a inclusão social”, comentou José Carlos Vido, Secretário de Assistência Social.

Para o diretor da Escola do Parlamento, Marcos Arruda, a Câmara Municipal precisa não apenas incluir libras, como já tem feito inclusive com os intérpretes nas transmissões pela TV Câmara Osasco, mas também incluir outras linguagens para atender a todas as pessoas.

“Precisamos de material em braile, para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso aos nossos materiais também. E a Libras permite que as pessoas com deficiência auditiva sejam atendidas adequadamente. A Casa do Povo, que é a Câmara Municipal, precisa atender a todos”, ressaltou Marcos Arruda.

Para Sebastião Bognar, o interesse crescente das pessoas pelo curso de libras mostra que a Câmara Municipal está desempenhando seu trabalho para inclusão social. “Ter funcionários que atendam de forma adequada, mesmo que de forma básica, a pessoa com deficiência auditiva é um passo muito importante”, disse o ex-deputado estadual.

“Precisamos investir em conhecimento é muito bom, e o crescimento vale para todas as pessoas, para quem ensina, para quem aprende e para quem é atendido de forma adequada. Que mais servidores públicos possam fazer o curso”, apontou Laércio Mendonça (PSD).

Josias da Juco (PSD) acredita que os resultados serão muito positivos. “A gente percebe a satisfação das pessoas que fizeram o curso, transmitir conhecimentos faz com que todos cresçam”, disse o vereador.

Para José Carlos Santa Maria promover o Curso de Libras para que os servidores atendam a população com deficiência auditiva que procura a Câmara Municipal demonstra que as políticas públicas estão no caminho certo. “Osasco é uma cidade grande que recebe todas as pessoas e nossos servidores públicos precisam estar preparados para atender a todos”, reforçou o vereador.

No segundo semestre a Escola do Parlamento planeja oferecer mais um curso básico de Libras e um intermediário.

Sair da versão mobile