Mais de 800 alunos da rede de Barueri se formam no Proerd

No dia 29 de junho (quinta-feira), 822 alunos de oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) de Barueri se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O curso, que é promovido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo através do 20º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, tem a parceria da Prefeitura de Barueri e o apoio da Secretaria de Educação.

A cerimônia de formatura aconteceu no Ginásio de Esportes Waldemir Inácio da Silva, no Recanto Phrynea, que ficou lotado, reunindo diretores de escolas, professores, pais, alunos e autoridades civis e militares. “Quero agradecer todos os responsáveis por mais um ano de parceria deste projeto que tem beneficiado tanto os nossos alunos. Com o conhecimento obtido, esses jovens estão mais preparados e capazes de fazer melhores escolhas”, disse a diretora do Departamento de Projetos da Secretaria de Educação de Barueri, Mel Almeida, ao parabenizar os formandos.

As EMEFs que participaram da edição deste primeiro semestre de 2023 do Proerd foram: Dorival Faria (Jardim Tupanci), Estevan Placêncio (Nova Aldeinha), José Leandro de Barros Pimentel (Jardim Silveira), Osvaldo Batista Pereira (Recanto Phrynea), Prof. Alcino Francisco de Souza (Jardim Silveira), Prof. Aristides da Costa e Silva (Jardim Belval), Prof. Jorge Augusto de Camargo (Jardim Regina Alice) e Sandro Luiz Braga (Vila Engenho Novo).

O curso ministrado em ambiente escolar teve três meses de duração e todos os formandos receberam um certificado de conclusão. Entre os ensinamentos, destacam-se a importância de dizer “sim à vida” e “não às drogas e à violência”, além de reforçar a autoestima dos jovens. “Fazemos essa formação dos alunos para que possam ser multiplicadores no combate às drogas. E esse projeto fabuloso do Proerd, que trata principalmente da prevenção primária, tem obtido sucesso porque a Prefeitura tem dado credibilidade ao nosso trabalho”, relatou o comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, o tenente-coronel PM, Mauricio Gomes dos Santos.

Formatura

Como parte das atividades, os alunos produziram uma redação sob o tema “Proerd” e os autores dos melhores textos foram presenteados com medalhas e kits da instituição.

Durante a cerimônia, os alunos também aproveitaram para fazer uma festa com o mascote do Proerd, o leão Daren, símbolo do programa. E no final, quando teve o juramento, os jovens prometeram cumprir os ensinamentos do Proerd, como não se envolver com drogas, estudar, respeitar o próximo afastando-se da violência e valorizar a própria vida, da família e da humanidade, sem depender das drogas.

“É ótimo saber que meu filho teve a oportunidade de participar desse curso, principalmente nesta fase de início da adolescência. O caráter dele está sendo formado e isso o ajudará a levar o que aprendeu para a vida inteira”, disse Simone Gonçalves Siqueira, mãe do formando Miguel Alcides Siqueira, de 11 anos,  que veio acompanhada do marido, Clayton Silva Belo, para prestigiar o filho.

“Eu gostei bastante do curso, aprendi muito. Reforçou que a droga não é a solução de nada e eu não posso tomar bebida alcoólica até ter idade suficiente”, complementou o aluno Miguel Siqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.