CIOESTE participa de mesa temática no último dia do Congresso Brasileiro de Guardas Municipais

Na sexta-feira, 21/7, aconteceu o terceiro e último dia do VIII Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, realizado na Praça das Artes, em Barueri (SP).

Na ocasião, o CIOESTE esteve representado pelo diretor de Comunicação, Mauro Sérgio, e pelo diretor de Programas e Projetos, Carlos Abrão, que participaram do primeiro painel do dia, sobre a importância do consórcio intermunicipal para segurança pública.

Em sua fala, o diretor de Comunicação do CIOESTE destacou pontos importantes do trabalho de integração das Guardas, que vem sendo realizado pelo Consórcio. “Além do Grupo de Trabalho (GT) das Guardas Municipais, o CIOESTE também conta com uma Câmara Técnica (CT) de Segurança Pública e isso dá mais autonomia para os municípios atuarem de forma integrada. Então você pode fazer ações conjuntas para compra de uniformes e suprimentos, com melhores condições, por exemplo. É possível fazer uma série de projetos em parceria, e isso é muito positivo, porque cidades que tenham um efetivo de GCM pequeno, conseguem se beneficiar tanto quanto cidades maiores”, destacou Mauro Sérgio.

Ele aproveitou ainda para convidar representantes das GCMs de outras cidades para conhecer o trabalho do CIOESTE, com a finalidade de implantar o Consórcio Intermunicipal em suas regiões. “Estamos à disposição para explicar as funções do Consórcio, que vem fazendo muitas coisas. Temos muitos projetos em andamento, em diversas áreas, e isso mostra a força da união”, completou.

O diretor de Programas e Projetos do CIOESTE, Carlos Abrão, também teve a oportunidade de falar sobre a importância da integração que está sendo promovida pelo Consórcio. “As operações conjuntas fortalecem a segurança pública da região e hoje é uma excelente oportunidade de ver vários comandantes de outras cidades e de outros estados, que é algo que irá colaborar muito com a situação da segurança pública no nosso país.”

Também participaram da mesa temática o ex-comandante Hélio Manoel da Silva, da GCM de Barueri; o comandante Flávio Fragoso, da GCM de Carapicuíba; o comandante Miguel Arcanjo Maidana, da GCM de Osasco; e o coordenador da Academia de Formação em Segurança Urbana, Marcos Valério Pereira, da GCM de São Paulo. Todos receberam homenagens com a entrega de uma medalha de honra e uma moeda comemorativa da Guarda Civil Municipal.

Congresso Brasileiro de Guardas Municipais
Durante todo o dia, foram realizadas mesas temáticas sobre a atuação da GCM, bem como novas tecnologias disponíveis para a área da segurança pública e estratégias de integração entre os municípios, com a proposta de fortalecer as Guardas Civis Municipais.

O evento contou com a participação internacional do representante da Miami Dade Schools Police, da Flórida (EUA), Manuel Arrebola, e do presidente da National Association of School Resource Officers (NASRO-USA), Rudy Perez, que falaram em suas palestras sobre o policiamento nas escolas dos Estados Unidos.

Rudy Perez, que é chefe assistente da Polícia Municipal de Golden Valley, em Minnesota (EUA), falou sobre o aumento no número de ataques sofridos pelas escolas e detalhou características de comportamento dos jovens, que podem indicar possíveis riscos.

Também foram realizadas palestras sobre o papel da Guarda Municipal no serviço de inteligência da segurança pública; o ecossistema de comunicações integradas; gerenciamento de crises no ambiente escolar; a Lei Lucas e PS em Ambientes Escolares; e as tecnologias na área balística.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns produtos e serviços voltados para a área de segurança, durante a feira realizada por expositores no saguão da Praça das Artes. Também foram realizados alguns sorteios e o encerramento foi marcado pelo 6º Encontro de Romus e Viaturas Táticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.