Itapevi recebe 15ª edição do Viagem Literária na Biblioteca Monteiro Lobato
Projeto chega à cidade no dia 9 de agosto e terá duas apresentações
Itapevi recebe no dia 9 de agosto (quarta-feira) duas sessões gratuitas de contação de histórias da 15ª edição do projeto Viagem Literária. As apresentações acontecem às 9h e às 14h na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luiz Manfrinato, 194, no Centro).
As crianças poderão ouvir as fábulas encenadas pela Cia. Mapinguari. Cada apresentação tem capacidade para atender até 150 pessoas. Por ser aberta ao público, a recomendação é de que os interessados cheguem com cerca de 30 minutos de antecedência.
O espectador poderá mergulhar no universo do folclore brasileiro e a diversidade de temas que inspiram a imaginação e a criação de novas histórias. A programação é realizada pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria com a Prefeitura. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no (11) 4143-5441.
Sobre a Cia. Mapinguari
Criado em 2000 por Carlos Godoy, o grupo tem como proposta fazer uma narrativa oral cênica, com foco no folclore infantil, teatro de bonecos e nos contos populares do Brasil e do mundo. Em 2014, a Companhia foi convidada para o Festival Internacional de Contadores de Histórias, na Colômbia.
O grupo viaja pelo Brasil com espetáculos e oficinas, apresentando-se em bibliotecas públicas, escolas, instituições culturais, livrarias, feiras literárias, encontros de contadores de histórias e congressos de literatura.
Programa Viagem Literária
A iniciativa percorre anualmente dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais.
Itapevi recebe o programa desde 2017. Em razão do projeto, a cidade já recepcionou o ator global João Acaiabe, o escritor infanto-juvenil Léo Cunha, o escritor Estevão de Azevedo, a escritora e contadora de histórias Kiara Terra, assim como a Cia. do Liquidificador, grupo que reúne diversas modalidades cênicas em suas atividades, como circo, teatro, dança, teatro de animação e música.
Em 2022, o grupo “Mandingueiras da Pracinha” visitou o município. Ao todo, o programa já esteve em 231 cidades desde 2008, quando foi criado. Ao todo, levou 240 convidados, entre contadores de histórias, escritores, poetas. Esse trabalho promove bate-papos, oficinas, rodas de histórias, contação de fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 364 mil cidadãos em mais de 3,6 mil eventos realizados no território paulista.