Visita virtual é realidade em presídios femininos de São Paulo
Familiares cadastrados no rol de visitas de reeducandas podem fazer visita virtual. Iniciativa pretende amenizar o baixo número de visitas recebidas por mulheres presas
Familiares de reeducandas das 21 unidades prisionais femininas do Estado de São Paulo têm a opção de agendar visita à distância por meio do sistema Conexão Familiar. Em estudos recentes, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) observou que as unidades que abrigam mulheres presas apresentam um baixo número de visitas. O contato da pessoa privada de liberdade com o mundo externo fortalece o vínculo familiar, além de ser um importante aliado na busca pela reintegração social de reeducandos. Neste caso, a visitação é fundamental para o fortalecimento desses vínculos afetivos.
Muitas mulheres, especialmente as que são mães, encontram dificuldades para receber visitas de seus filhos menores. E para ajudar os familiares, que em muitos casos são os responsáveis pelos filhos das custodiadas, mas que não têm condições de visitá-las, a Pasta implantou a Visita Virtual Mulher, por meio da publicação da Resolução SAP nº 49/2023, de 10 de maio de 2023.
A iniciativa é fruto de uma proposta idealizada pelo Comitê da Mulher Presa e Egressa do Sistema Prisional e pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, e é válida para todas as unidades prisionais femininas do Estado. Até 30 de junho, foram contabilizadas 79 visitas virtuais realizadas por meio desse sistema.
A ação é uma continuação do projeto Conexão Familiar iniciado durante a pandemia de Covid-19, em 2020, quando houve a implementação de visitas virtuais em todos os presídios paulistas, já que os contatos presenciais estavam suspensos por questões sanitárias. Apenas as pessoas regularmente cadastradas no rol dos reeducandos podem solicitar o agendamento para visita virtual pelo endereço: https://agendamentovirtual.sap.sp.gov.br/
Lá, deverão optar pela opção Conexão Familiar – Visita Virtual. Quem já havia se cadastrado durante a pandemia, continua com o registro válido. O familiar que optar pela modalidade de visita virtual, só poderá retornar ao modo presencial após 90 dias da mudança.
As visitas virtuais serão de 10 minutos para permitir que mais visitantes possam entrar em contato com seus familiares sob custódia da SAP.
Na Região Metropolitana de São Paulo o sistema beneficiou reclusas do Centro de Detenção Provisória Feminino de Franco da Rocha e da Penitenciária Feminina Sant’Ana, com um total de 12 visitas virtuais realizadas, durante os meses de maio e junho de 2023.