Enel encontra furto de energia com apoio do DEIC em Jandira

A Enel Distribuição São Paulo encontrou furto de energia elétrica em um complexo Logístico na cidade de Jandira, durante operação realizada no dia 17 de agosto, em conjunto com a 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais contra Órgãos e Serviços Públicos, ligada ao DEIC.
 

Para chegar à fraude as equipes de inteligência da ENEL Distribuição São Paulo utilizaram metodologias estatísticas, sistemas computacionais, além do acompanhamento em tempo real do consumo, já que o local possui sistema de medição remota que permitiram chegar até o local, além disso a entrada no imóvel foi autorizada por mandado judicial que foi realizado nas primeiras horas da manhã com a presença dos policiais.

No local foi encontrada fraude considerada sofisticada pelas equipes da ENEL, o que exigiu grande esforço das equipes para chegar até o local da fraude, já que o acesso a cabine não foi autorizado pelo proprietário, o que exigiu a ação da força policial.

Estima-se que somente esta fraude resulte em um prejuízo da ordem 15 GWh, o que seria suficiente para atender mais de 60 mil famílias por um mês. Também haverá uma multa administrativa para o caso.

Os responsáveis pelo local foram conduzidos até a delegacia para prestar depoimento, onde a autoridade policial tomará as medidas cabíveis.

Somente neste ano mais de 120 pessoas, entre eles proprietários dos respectivos imóveis onde a fraude foi identificada, foram conduzidas as delegacias paulistas, juntamente com aqueles que realizaram as fraudes.

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição São Paulo realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.