Ícone do site Jornal ARua

Grupo Osasco Todorokidaiko mantem viva tradição cultural oriental

Vencedor, na categoria júnior, no XVII Festival Brasileiro de Taiko, realizado em Serra Negra, no dia 30 de julho, o Grupo Osasco Todorokidaiko, foi reconhecido, durante a 50ª Sessão Ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (14), pela Câmara Municipal, pelo desempenho na competição brasileira.

Rodrigo Gansinho (PL) foi o autor da Moção de Reconhecimento que destacou a história do grupo da Acenbo Osasco (Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco) que mantem viva a cultura japonesa da arte milenar dos tambores.

“O grupo foi bicampeão Brasileiro. Uma conquista que representou muito para o grupo, pelo esforço e dedicação. A gente torce muito para novas vitórias da equipe”, disse Rodrigo Gansinho.

Emerson Osasco (Rede) reforçou a dedicação dos orientais em manterem vivas as tradições culturais. “É muito importante fazermos referências a essa dedicação, especialmente à cultura oriental que tem uma comunidade muito forte no Brasil”, expressou Emerson Osasco ao falar sobre sua admiração à valorização das tradições e respeito à ancestralidade por parte dos orientais.

Com a vitória no XVII Festival Brasileiro de Taiko o Grupo Osasco Todorokidaiko garantiu presença no Concurso Júnior que acontece no Japão em março de 2024. Serão 16 pessoas na comitiva. Além do grupo osasquense, apenas um grupo da Argentina e um de Taiwan disputarão a competição com dezenas de grupos japoneses.

“Estamos em busca de apoio para conseguirmos ir para a competição no Japão, garantimos a vaga, mas precisamos de orçamento para viajar”, declarou Julia Naomi Kanegae, uma das três líderes do grupo. Nos próximos meses eles farão rifas e outros eventos para arrecadar verbas.

Sair da versão mobile