Grafiteiro carapicuibano terá quadros expostos no Carrousel du Louvre em Paris
“Eu escolhi acreditar” essa foi a frase que Del Grafites (@delgrafites) usou para expressar o que sente ao ter duas de suas telas participando do Carrousel du Louvre em Paris. A exposição, que acontecerá em outubro em um ambiente entre o Museu do Louvre e a Place du Carrousel, funciona como uma espécie de peneira, possibilitando que artistas destaques ingressem no mercado internacional de artes.
Ao lado de outros brasileiros e pintores de todo o mundo, Del representará a cultura que se origina nas periferias, com obras semelhantes a de seus graffitis, que podem ser facilmente encontrados nas redondezas de Carapicuíba e região. “Para quem conhece meu trabalho, são obras que eu nem precisaria assinar”.
Sua participação contou com a intermediação da assessora artística Lisandra Miguel (@lysandramig), diretora-executiva do VivemosArte (@vivemosarte). A empresa especializada no mercado nacional e internacional de artes é responsável pela seleção de artistas para exposições internacionais, como Carrousel du Louvre.
De Carapicuíba para o mundo!
André Gomes Romão, conhecido como Del Grafites, começou a desenhar ainda muito novo e aos 13 anos teve seu primeiro contato com o graffiti. Influenciado por revistas sobre o movimento, rapidamente se inseriu na cultura Hip Hop, produzindo inúmeras obras, como grandes murais que embelezam as ruas de Carapicuíba.
A mais de 25 anos vivendo da arte, Del é formado em Artes Visuais e pós-graduado em História da Arte. Seu talento e determinação o levaram por caminhos inimagináveis, tendo hoje obras em vários países e museus importantes, com um deles entre os 100 melhores graffitis do mundo definido pelo portal The World’s Street Art Platform.
“A arte me levou a lugares que jamais imaginei. O projeto agora é partilhar as conquistas e inspirar quem ainda não conseguiu enxergar o quanto somos capazes” afirma o grafiteiro, justificando também seu orgulho ao fundar a Escola Lumiart, uma organização sem fins lucrativos sediada em Carapicuíba, com cursos que visam fomentar a arte e a educação entre a população carente da zona oeste da Grande São Paulo.
Imagem 1 – Créditos: Victoria Santos (@vickdosclicks)
Imagem 2 – Créditos: Caroline Paixão (@cpaixao.photo)
Imagem 3 – Créditos: Victoria Santos (@vickdosclicks)