Rubens Furlan realiza coletiva de imprensa e declara que quer ver o povo fazer justiça nas urnas em 2024
Na ocasião, o prefeito de Barueri anunciou trocas estratégicas de secretários municipais e rebateu acusações de seu adversário político durante coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira, em seu gabinete
Na manhã desta sexta-feira, 27/10, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, reuniu a imprensa regional para uma coletiva em que foram anunciadas mudanças estratégicas nas secretarias de Obras e de Governo.
Em setembro, Furlan já havia divulgado um vídeo em suas redes sociais informando que seu vice-prefeito, Beto Piteri, deixaria a secretaria de Obras para assumir a secretaria de Governo.
Segundo ele, a mudança estratégica tem a proposta de organizar e unificar todas as secretarias municipais. “Nesta reta final da minha gestão preciso ainda mais da ajuda do Beto para organizar todas as secretarias e assim finalizar esse mandato com o mesmo sucesso que começamos”, garantiu Furlan.
Faltando menos de um ano para o primeiro turno das eleições municipais, que será disputado no dia 6/10/2024, Furlan já vem fazendo articulações políticas, além de já ter declarado abertamente a escolha de Piteri para ser o sucessor. Quem assumiu o lugar de Piteri, na secretaria de Obras, foi Rene Aparecido da Silva.
“Eu só quero que o meu governo continue depois do fim do meu mandato. Por isso eu disse antes e reforço que o Beto é o meu candidato a prefeito em 2024, e como ninguém tem nada pra falar dele, estão com esses ataques banais, chamando ele de ‘forasteiro’, porque ele é de Jandira e foi prefeito de lá. Mas, eu também sou … nasci em Sorocaba e estou no meu sexto mandato como prefeito de Barueri. Olha o tanto de coisas que eu fiz por essa cidade e sei que o Beto é a pessoa mais preparada para dar continuidade a esse trabalho.”
Sobre a sucessão, Piteri, que ainda está no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), declarou que existe a possibilidade de seguir os passos de Furlan e se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), nos próximos meses. “Estamos organizando os grupos políticos e avaliando a formação da chapa. Mas, ainda não estamos em campanha.”
Considerado um dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil, Rubens Furlan acredita que o reconhecimento ao trabalho que vem realizando em Barueri se deve a uma gestão feita com o propósito de melhorar a vida das pessoas. “Eu acredito que isso é a prova de que tudo que fizemos deu certo e conseguimos melhorar a vida da população de Barueri. Posso dizer que tivemos três grandes destaques nas secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública, porque não há qualidade de vida sem esses itens. Hoje a população de Barueri tem essa sensação de segurança e isso é uma grande honra”, declarou.
Questionado sobre o andamento das obras do hospital regional, Furlan destacou que ontem, 26/10, recebeu na cidade o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva, que realizou uma visita técnica às obras, já que o governo será responsável pela montagem dos equipamentos.
“Esse hospital era um sonho de juventude e hoje é uma realidade. Nós doamos a área, desenvolvemos o projeto e investimos mais de R$ 250 milhões neste hospital e o secretário do Estado ficou maravilhado durante a visita técnica. De lá mesmo ele já falou com o governador, que prometeu dar continuidade para finalizar a obra entre fevereiro e março de 2024.”
Com isso, a inauguração do hospital deverá acontecer no segundo semestre de 2024. O empreendimento conta com uma área construída de 41 mil metros quadrados e terá capacidade para realizar cerca de 580 cirurgias e 1.100 internações por mês.
A unidade deverá operar com um total de 360 leitos, sendo 50 deles destinados à Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo serão 8 salas cirúrgicas, 16 poltronas para quimioterapia e 20 consultórios, além de leitos para Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Pronto-Atendimento com 28 leitos de observação e um hospital-dia com 20 leitos e salas equipadas com tomografia e ressonância magnética.
Furlan aproveitou a coletiva para abrir os olhos da população em relação às mentiras que estão sendo criadas em relação à sua gestão. “São muitas especulações, mas é só comparar o que já foi, o que está sendo feito e o que ainda vamos entregar no ano que vem. Ainda temos mais de um ano de mandato e vou seguir trabalhando para deixar essa cidade cada vez melhor”, completou Furlan, que declarou ainda a possibilidade de disputar, em 2026, uma cadeira no Senado Federal.
Sobre a divulgação de pesquisas eleitorais não registradas no TSE, o secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Marco Aurélio Toscano, garantiu que as medidas serão tomadas no momento adequado. “O Congresso Nacional e a Justiça Eleitoral já se movimentaram no sentido de criar mecanismos jurídicos para coibir e punir o uso desse tipo de propaganda eleitoral irregular e baseada em mentiras. Mas acredito que isso será feito no momento oportuno, que não é agora, pois ainda não estamos em campanha”.
Para Toscano, a gestão de Furlan é pautada em muito trabalho e é feita com muita responsabilidade. “Ainda estamos no ano que antecede as eleições, e não podemos agir pautados em práticas dos adversários. No momento adequado, se necessário, vamos tomar medidas no sentido de coibir qualquer discurso antipolítico e antidemocrático. Da nossa parte, no momento certo, faremos uma campanha limpa, respeitando a lei, respeitando a justiça eleitoral e respeitando o povo.”
Rubens Furlan finalizou a coletiva declarando que espera ver o povo fazer justiça. “Quem tem que falar que ele foi ruim, que desrespeitou o povo, que arrebentou com a cidade, destruiu a Saúde, a Educação, é o povo, e a oportunidade será na próxima eleição, nas urnas. Eu espero que o povo fale isso pra ele, porque eu não acredito que alguém que faz um governo horroroso, como ele fez, destruindo tudo, possa ter êxito na opinião pública. Eu não acredito nisso, nunca vi isso e não quero ver isso no final da minha gestão”, concluiu o prefeito.