Enem 2023: na reta final do exame, veja dicas de como se preparar para a prova
O Exame Nacional do Ensino Médio está se aproximando! A prova, que é considerada a principal porta de entrada dos estudantes brasileiros ao Ensino Superior, acontece nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos seguintes, em todo o País.
O primeiro dia da maratona de provas (5/11) será voltado para as áreas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já o segundo dia de provas (12/11) vai avaliar os conhecimentos dos candidatos nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.
Segundo a coach educacional e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Maria de Lurdes Zamora Damião, se o estudante se dedicou e estudou os conteúdos durante o ensino médio ou montou um cronograma das matérias nas última semanas e meses, a tendência é ir bem na prova.
“Agora, se não estudou até agora, o tempo é curto. Mas, ainda assim é possível revisar os conteúdos até o dia das provas. Comece fazendo a relação das matérias, de forma que as que considera mais desafiadoras sejam a primeiras da lista e as últimas sejam as que considera mais fácil. Essa será a ordem em que estudará, primeiro as mais desafiadoras e por último, quando já estiver cansado, as mais fáceis e, provavelmente as que mais gosta”, recomenda a coach.
De acordo com a docente, nesse período, muitos estudantes enfrentam o medo do futuro, ou seja, são acometidos pela ansiedade, que é uma resposta normal do organismo humano a situações de estresse. Ser avaliado nos mobiliza, e o estresse e a ansiedade podem acionar a busca por preparar-se ou interferir em nosso emocional e nas atividades que realizamos, prejudicando nosso desempenho.
Para quem está na ansiedade pela prova, a professora separou algumas dicas que podem ajudar na concentração nessa reta final:
– É interessante dar uma lida no edital para obter as informações e evitar transtornos;
– Fique atento aos horários e local, para calcular tempo de deslocamento no dia da prova;
– Lembre-se de deixar tudo planejado para os dias das provas, evitando atrasos ou esquecimento do documento, online ou físico, e os materiais necessários.
– Organize horários fixos para estudar todos os dias, utilize como orientação os temas a serem trabalhados em cada matéria;
– Desligue as notificações do celular e do notebook;
– Não caia na tentação de estudar uma só disciplina em cada dia, estude 3 ou 4 matérias por dia, dedicando em média 1 hora para cada tema;
– Se julgar interessante, utilize o método pomodoro (25 minutos de concentração intensa, seguidos de 5 minutos de pausa e descanso) para manter o foco;
– Se tiver dificuldade para ter foco, faça meditação ou algum exercício de atenção plena, como o Mindfulness – de preferência antes das provas, são excelentes para minimizar ansiedade.
O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para muitos estudantes brasileiros, o Enem envolve a única possibilidade de fazer o ensino superior, com excelentes pontuações para estudar em universidades públicas, ter uma bolsa de estudos de uma universidade privada de qualidade ou, posteriormente, por meio do Prouni. Diante disso, e se o resultado na prova não for o esperado pelo jovem? O que fazer com a frustração?
“Depois da prova, relaxe e, caso o resultado não seja positivo, em 2024 você terá uma nova oportunidade”, finaliza Maria de Lurdes.
A especialista: Maria de Lurdes Zamora Damião é Professora das disciplinas Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão de carreiras e competências em cursos de Pós-graduação; e em disciplinas de Psicologia, Liderança e Soft skills em cursos de Graduação, coach acadêmico e psicóloga da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
É Mestre em Administração – Gestão de Organizações e Pessoas pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Consultoria de Recursos Humanos e graduada em Psicologia e Pedagogia.
Palestrante e facilitadora da Syntese Desenvolvimento Humano, da Universidade Corporativa do SESCON-SP – UNISESCON-SP e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo– CRCSP. Coach holístico, Action learning coach, Analista comportamental, Wizard, Professional and Master Avatar com certificações internacionais.
Coautora dos livros “Competência: a essência da liderança pessoal”, publicado pela Saraiva e “Coaching: desenvolvendo pessoas e acelerando processos”, publicado pela Editora IBC.