Câmara de Osasco realiza Sessão Pública no Jardim Elvira
Oito parlamentares participaram do evento, que também contou com líderes comunitários e membros da população, interessados em apresentar suas demandas.
Para o presidente da Câmara Municipal e idealizador do Programa Câmara no Seu Bairro, vereador Carmônio Bastos (Podemos), está sendo alcançado o principal objetivo do projeto, que é aproximar a Câmara da população.
“Eu cresci ouvindo que só o Executivo fazia obras, buscava qualidade de vida para a população. Mas isso não é inteiramente verdade. A gente sabe e reconhece o papel do Legislativo. Se temos a maior creche da América Latina, se temos campos de futebol com grama sintética, se temos a construção do Hospital da Criança e o da Mulher. Se temos o Programa Asfalto Novo, é porque a Câmara Municipal aprovou projetos e recursos. E às vezes a população não sabe que a Câmara tem esse papel”, ressaltou Carmônio Bastos, ao explicar por que o Programa é importante para a Câmara e para a população.
Muitos munícipes participaram dando encaminhamentos e fazendo perguntas aos vereadores
Janete Garcia Pereira, moradora da região, encaminhou uma lista de perguntas, abordando, por exemplo, a questão da realização da coleta seletiva, regularização fundiária e abertura do Pronto Socorro Dr. Osmar Mesquita.
O vereador Adauto (PDT) explicou que a questão da regularização fundiária na Vila Serventina está sendo tratada com a Secretaria de Habitação e que os parlamentares verificaram junto à pasta para avaliar como está o andamento do processo. “Questões relativas à regularização fundiária são demoradas, mas vamos verificar junto à Habitação como está o processo relativo à Vila Serventina”, pontuou o parlamentar.
Em relação à coleta seletiva, Juliana da AtivOZ (PSOL) explicou que, realmente, a cidade precisa implementar a coleta em toda a cidade. “Por enquanto há projetos em alguns condomínios e a população precisa separar o lixo e levá-lo nos ecopontos por conta própria”, afirmou Juliana da AtivOZ. Ela ressaltou que faz parte do Conselho que tem discutido a questão.
O vereador Marcio da Lan (Avante) ressaltou que, como morador do bairro, há cerca de oito anos chegou a adquirir uma caçamba para que moradores pudessem colocar o lixo para a coleta. “Há algumas ruas em que os caminhões normais não entram, mas já verificamos e indicamos ao prefeito uma alternativa que é fazer a coleta nesses espaços com caminhões menores”, disse Marcio da Lan.
Outra pergunta feita por Janete e por outros munícipes, como Cláudia Batista, diz respeito à abertura do PS Dr. Osmar Mesquita, que está fechado para reformas.
Incisivo em suas cobranças ao Executivo, o vereador Emerson Osasco (Rede) expressou a necessidade de abertura do PS Osmar Mesquita para atender à demanda da região. A vereadora Elsa Oliveira (Podemos) informou que a unidade será reaberta em 18 de dezembro.
“Para conseguirmos reformar uma unidade de Pronto Socorro, uma série de demandas e regras têm que ser cumpridas. Reformar um espaço público demanda um pouco mais de tempo. Mas, em dezembro a unidade será reaberta”, declarou a parlamentar, ao ressaltar que o papel do vereador é ouvir a população. “Estamos aqui para, em conjunto, buscar as melhores soluções. Ouvindo a população, que nos traz suas demandas, conseguiremos desenvolver melhores políticas públicas”, definiu Elsa Oliveira.
Essa proximidade com a população é vista positivamente por todos os parlamentares, como comentou José Carlos Santa Maria (Patriota). “Somos uma Câmara Municipal que trabalha para a população, porque sabemos que somos servidores da cidade e atuamos para todos. Quando a gente vira vereador, a gente deixa de ser deste ou daquele bairro, a gente passa a ser de todos os bairros”, declarou. Opinião compartilhada por Laércio Mendonça (PSD), ao ressaltar que ao ser vereador de Osasco, é preciso prestar atenção em toda a cidade. “Nós trabalhamos pela cidade, por isso é tão importante a realização deste programa”, reforçou.
O vice-presidente da Câmara, vereador Julião (PSB), comentou que antes de serem vereadores, todos eles também fizeram suas reivindicações. “Antes de ser vereador, também era morador e fazia minhas solicitações com a expectativa de ser atendido nas minhas demandas. O importante é nunca desistir de se fazer ouvido. Por isso estamos aqui, para ouvir as demandas e trabalhar para atender a todos”, comentou Julião.
A Sessão Pública durou 90 minutos e também contou com a presença de representantes dos deputados estaduais Rogério Santos e Gerson Pessoa e de suplentes ao cargo de vereador que atuam na região do Jardim Elvira. A 5ª edição do Câmara no Seu Bairro está prevista para acontecer no dia 10 de dezembro, no Portal I.