Espaço sensorial do Centro de Referência pela Primeira Infância “viaja” aos polos Norte e Sul
O Centro de Referência pela Primeira Infância (CRPI), da Secretaria de Educação, acaba de inaugurar o novo laboratório multissensorial para as crianças de zero a seis anos explorarem e conhecerem um pouco mais sobre as regiões mais frias do mundo: polos Norte e Sul.
A neve feita de manta acrílica, iglu de papelão e pinguins criados com garrafas de iogurte, boliche feito com bola de tecido cujos pinos eram pinguins, tiro ao alvo na boca do pinguim e muito mais deram vida ao espaço.
“Pensamos nos dois polos para contemplar todos os animais que vivem nessas regiões. O pinguim que vive do lado Sul e o urso polar que habita no Norte. Como sempre, texturas, cores, sons e imagens fazem parte desse projeto criado e pensado para serem explorados pelas crianças”, explica a artista plástica e responsável pela criação do espaço, Maria João Gomes de Lima Silva.
Leão-marinho
A região do Alasca também foi referenciada com a presença do escorregador “Leão-marinho”. As crianças, ao escorregarem, caem em colchões. Diversão pura! “Me sinto na era do gelo”, disse Enzo Carlos Pereira, de seis anos.
Cabana da leitura
É claro que o cantinho da leitura não pode faltar. Uma cabana foi montada e lá as focas, ursinhos polares, pinguins, fazem companhia aos livros. As lanternas também fazem parte e são elementos que ajudam na exploração.
Maquete
Uma maquete mostra esquimós pescando. De acordo com Maria João, é para as crianças saberem que existe esse convívio entre o homem e a natureza nessas regiões. “Elas aprendem que lá vivem pessoas em harmonia com os animais, mostrando que suas casas são os iglus”, conta a educadora artística.
Volta ao mundo
De acordo com Maria, a ideia é dar uma volta ao mundo e proporcionar uma viagem para diferentes culturas. “Começamos pelos polos, depois iremos abordar os outros continentes, e como o laboratório é um lugar vivo e as crianças gostam e precisam de novidades, nos desafiamos em levar para elas os estímulos e a diversão sempre ligados aos pilares da primeira infância”, ressalva.
Equipe criativa
O laboratório multissensorial é construído a partir de materiais reciclados. Cada embalagem, como garrafas pet, potes de iogurte, caixas de papelão valem ouro. Todos esses materiais nas mãos de Luciana Mantoaneli, Tatiana Barbosa e Wanderly Sansão (equipe de criação) se transformam em experiências lúdicas e também obras de arte para serem apreciadas pelos pequeninos.
“A equipe é muito empenhada, não apenas em guardar todo e qualquer tipo de material que possa ser reutilizado, mas principalmente em todo o processo de criação. Tudo é feito com muito amor”, disse Maria João, orgulhosa da equipe.
Para conhecer o laboratório multissensorial e os outros territórios preparados para o desenvolvimento das crianças de zero a seis anos de idade, basta fazer a inscrição pelo telefone (11) 3164-1131. O Centro de Referência da Primeira Infância fica na rua Terra, 326 – Jardim Tupanci.