Palestras e debates marcam Fórum da Mulher Empreendedora em Barueri
Resultado de uma parceria entre a Secretaria da Mulher de Barueri, representada pela secretária-adjunta Mariana Sousa Lutes, e pelo gerente regional do Sebrae Osasco, Thiago Farias, realizou-se na manhã da última terça-feira, dia 14, no auditório do Centro de Eventos, o Fórum da Mulher Empreendedora.
Cinco empresárias consagradas compareceram para dar seus depoimentos e encorajar novas mulheres a empreender, mas ao mesmo tempo apresentaram números e estatísticas e desmistificaram muitos paradigmas para uma plateia composta por aspirantes e por microempresárias já estabelecidas.
Exemplos de que é possível
Kátia Teixeira palestrou sobre “A Importância do Empreendedorismo Feminino e Seu Impacto na Economia”. A empresária, conhecida como “Mentora das mentoras” e apresentadora há mais de 18 anos do programa de televisão “Agora é que São Elas”, tratou das dificuldades de se estabelecer e de algo ainda mais desafiador: restabelecer-se após quebrar. “Aprendam com os erros de outras empreendedoras. Liderança e gestão são fatores essenciais para que o negócio dê certo”, ensinou.
Aline Santiago falou sobre “Empreendedorismo na Melhor Idade”. A fundadora de plataformas de educação on-line abordou o papel da educação empreendedora no mundo dos negócios e da vida em geral. “Mulher empoderada é mulher com dinheiro no bolso”, ressaltou a convidada.
Luciane Abramo abordou a “Mentalidade Empreendedora – Desafios e Ações Poderosas”. Fundadora e CEO da Óperah Soluções Empresariais e Tecnologia, ela compartilhou sua experiência da vida profissional e dos bestsellers que escreveu. Dentre suas falas, destacou: “Três ações poderosas da mulher empreendedora: identificação, conhecimento e autocontrole”.
Latifa Kadri ministrou palestra sobre “Os Desafios da Mulher na Liderança”. A cofundadora e diretora de Marketing da Consigaz enalteceu os “5 Ps”, principais desafios para a mulher empreendedora: praça, preço, produto, promoção e pessoas. “O óbvio precisa ser dito todos os dias”, ponderou Latifa.
Júlia Forni Ferriani abordou “O Diário de Uma Mãe Empreendedora”. A culinarista vegana, que tem um programa na Rede Vida, explanou sobre as dificuldades de colocar uma bebida gaseificada (kombucha) no mercado e os desafios de aumentar a produção conciliando suas atividades profissionais com os cuidados aos filhos. “Os conhecimentos aprofundados em network e uma boa rede de apoio com colaboradores comprometidos são fundamentais para termos sucesso”, analisou ela.
Debate
Após as explanações, as empresárias foram convidadas para um debate mediado por Eliane Belchior, do Sebrae. Elas deram seus depoimentos acerca do enfrentamento das dificuldades impostas, principalmente pelo machismo e pela falta de planejamento.
Foi dada a oportunidade para que a plateia fizesse perguntas. Uma empresária alimentícia de Barueri o fez e foi aconselhada por Latifa a trazer amostras de seu produto (o açaí) nas próximas ocasiões. Foi unânime a informação de que a liderança e a gestão são primordiais para que as empreendedoras tenham êxito em seus negócios.