HMB recebe homenagem na Câmara Municipal de Barueri
No dia 5 de dezembro, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) foi agraciado com uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Barueri devido à décima colocação em Autorizações de Internações Hospitalares (AIH), entre todos os hospitais que integram a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo.
Conforme dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) do HMB, gerada quando uma internação é autorizada, dobrou nos últimos anos. Em 2016, foram cerca de 11 mil registros. A partir de 2017, a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina voltou a administrar o HMB, em parceria com a Prefeitura de Barueri. Em 2022, o hospital promoveu praticamente 22 mil internações (regime internação e hospital/dia). A décima posição tem sido mantida neste ano de 2023, com 10.860 internações até o mês de junho, segundo dados do DataSus.
A honraria foi proposta pelo vereador Reinaldo Campos e aprovada por unanimidade. Entre os vereadores presentes, alguns tomaram a palavra e ressaltaram o trabalho do HMB na promoção da saúde pública da região, além de citarem episódios nos quais familiares e outros entes queridos foram atendidos na Unidade. O HMB foi representado pelo diretor técnico, Dr. Paulo Tierno, também pelo diretor clínico, Dr. Alexandre Roque, e pelo coordenador da UTI, Dr. Marcelo Cerqueira. Estiveram presentes, outros membros da diretoria do HMB, como as diretoras de enfermagem, Edneia Siqueira; administrativa, Jocelaine Leone; e da atenção ao paciente, Dra. Vânia Zito.
“No estado de São Paulo, existem mais de 600 hospitais que atendem pelo SUS, incluindo grandes hospitais como o Hospital das Clínicas, o Hospital de Base de Rio Preto e o Santa Marcelina, e nós conseguimos ficar entre os dez primeiros, graças ao empenho e a dedicação de cerca de 1.700 colaboradores e da Prefeitura”, explicou Tierno.
O Centro Hemodinâmico [inaugurado em agosto de 2022] mudou o desfecho dos pacientes coronarianos. Alguns esperavam por até um mês por um cateterismo fora do município e hoje, graças ao empenho das autoridades da cidade de Barueri, conseguimos realizar o procedimento na mesma semana do infarto, não prolongando a estadia dos pacientes, além de beneficiar os que sofrem de complicações vasculares, pois as chances de preservação do membro são maiores”, destacou Paulo Tierno, que ao final da sessão recebeu o título da Moção, além dos aplausos dos vereadores e demais participantes.