Aplicativo para bloquear celulares roubados já está disponível, saiba como funciona
O governo lançou nesta terça-feira (19) o aplicativo Celular Seguro. O sistema está disponível para downloads nas plataformas Google Play e App Store. A ideia do aplicativo é agilizar notificações a terceiros sobre roubos, furtos e perdas de celulares.
O usuário deverá acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo e instalar o app Celular Seguro. Na plataforma, o cidadão terá que realizar o seu cadastro por meio do sistema gov.br (o mesmo usado para declarar Imposto de Renda, por exemplo), em que ele irá inserir os dados do celular que deseja proteger e uma pessoa de confiança.
Caso o usuário seja furtado ou roubado, ele precisará acionar a plataforma por um computador ou por meio da pessoa de confiança identificada no aplicativo. Depois desses passos, o celular será bloqueado, segundo o governo.
Apesar de suas funcionalidades, o serviço do aplicativo não substitui a necessidade de comunicação com as autoridades policiais, operadoras de telefonia e instituições financeiras em caso de furto ou roubo.
Como funciona?
- baixe o aplicativo no celular pelo Google Play, para aparelhos Android, ou pela App Store, para iOS (iPhone);
- o login é feito com a conta Gov.br. Quem não tiver cadastro, poderá fazê-lo;
- leia o termo de uso e clique em “concordo”;
- é possível cadastrar quantos aparelhos quiser, desde que eles estejam no seu CPF;
- será solicitado o cadastro de celulares de pessoas de confiança. Se seu aparelho for roubado, uma dessas pessoas poderá solicitar o bloqueio.