Escola da Saúde divulga curso do MEC para preceptores da rede municipal
O Departamento da Escola da Saúde/Nephs (Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde), da Secretaria da Saúde, divulga o curso de Formação de Preceptoria da Educação em Saúde (Forpres), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É realizado ainda por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) e UFMA Virtual da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA).
Os organizadores oferecem 100 mil vagas. O curso foi reaberto e lançado na terça-feira, dia 12 de dezembro, com apresentação no canal oficial do MEC no Youtube. É direcionado a profissionais que atuam como preceptores na graduação, no internato médico (estagiários) e nas residências em saúde.
O curso terá carga horária de 180 horas, será ministrado na modalidade de Educação à Distância (Ead) e haverá entrega de certificados. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho de 2024, e o tempo máximo para conclusão do curso é 24 de julho do próximo ano. Para mais informações, acesse AQUI.
Materiais e módulos
A elaboração dos materiais de apoio que irão compor o curso é realizada pela Sesu, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, por meio da DTED/UFMA, que desenvolveu uma plataforma moderna e intuitiva, para auxiliar no aprendizado do participante.
O curso será composto por cinco módulos, sendo eles:
– Módulo 1 (Introdutório) – Foco no papel do preceptor e suas responsabilidades; relações com o docente, discente e coordenador do curso /programa; desafios éticos do exercício da preceptoria.
– Módulo 2 (Transversal) – Foco em habilidades interpessoais, de comunicação, inteligência emocional, relacionamento, entre outros.
– Módulo 3 (Práticas) – Foco no atendimento personalizado, indicadores, monitoramento de atividades.
– Módulo 4 (Tecnologias) – Foco em ferramentas digitais que apoiam a prática pedagógica.-
– Módulo 5 (Metodologias Ativas) – Foco na importância das metodologias ativas em cenários de contemporaneidade, formas de aplicação, estudos de caso e outras.
Escola da Saúde
Inserido na Lei Complementar nº 561, de 6 de outubro de 2023, o Departamento da Escola da Saúde tem por objetivo organizar todas as ações do Ensino-Serviço dentro da Secretaria de Saúde. Para tanto, é composto por vários setores como o Nephs, que cuida do processo educativo envolvido no cotidiano do trabalho para que haja fortalecimento dos profissionais e melhor atendimento à população.
O departamento tem ainda outros setores. Entre eles, estão a Comissão de Residência Médica em pediatria e cirurgias gerais executadas no Hospital Municipal Francisco Moran, na Vila Porto, e a Divisão Operacional de Estágios Obrigatórios relativos aos cursos de medicina, enfermagem, técnicos de enfermagem e técnicos de farmácias.