Carapicuíba recebe BMX Estilo Livre em janeiro
Os principais nomes nacionais e internacionais do BMX estilo livre se reunirão mais uma vez em São Paulo. De 26 a 28 de janeiro de 2024, a sétima edição do BMX Estilo Livre 2024 será realizada na pista do Caracas Trail, em Carapicuíba (SP). Este evento é um dos mais importantes do calendário nacional da modalidade, sinônimo de adrenalina, radicalismo e extrema técnica. As finais do torneio estão programadas para domingo, dia 28, com transmissão ao vivo em todo o Brasil pela Rede Globo, no programa Esporte Espetacular.
As competições serão de Dirt Jumping, que é feito em rampas de terra com alturas e distâncias diferentes. Assim as manobras combinam movimentos do vert com grandes saltos do bicicross, criando um espetáculo emocionante do início ao fim.
Atletas brasileiros e estrangeiros vão competir pelo título, com confirmações em breve. Três nomes de destaque já têm presença garantida: Leandro Overall, vencedor de seis das sete edições anteriores, incluindo a do ano passado, Gustavo Balaloka, campeão em 2022, e o norte-americano Anthony Napolitan, um renomado especialista em BMX Estilo Livre.
Programação
A programação começará no dia 25, com treinos livres. No dia 26 será a vez dos treinos oficiais, enquanto as sessões classificatórias ficarão para o dia 27, com transmissão pelo Canal SporTV. A final no domingo, dia 28, reunindo os oito mais bem colocados.
O formato de disputa do evento prevê duas fases, a de qualificação e a final. Na primeira, serão duas voltas, que ao final apontarão os oito mais bem classificados para a fase final. Na final, serão três voltas, entretanto valendo a média das duas melhores. Em caso de empate, serão considerados pelo maior número de resultados expressivos e, se mesmo assim continuarem iguais, o critério será feito pela quantidade de manobras em cada rampa.
Avaliação
A avaliação do BMX Estilo Livre é feita por três jurados, sendo um deles o chefe (head judge). Estes avaliarão o desempenho dos atletas baseados em cinco critérios de julgamento: estilo, perfeição de execução das manobras, dificuldade de execução das manobras, suavidade e fluidez nos saltos e não pedalar. Além disso, a avaliação leva em conta as manobras executadas com estilo e segurança. O resultado será a média da pontuação dos três juízes, sendo descartadas as notas mais alta e mais baixa.
Programação
- 26/01 – Treinos Oficiais
- 27/01 – Classificatória – SporTV
- 28/01 – Finais – TV Globo ao vivo
Classificação de 2023
- Leandro Moreira Overall (BRA), 88,64;
- Gustavo Batista “Balaloka”(BRA), 86.58;
- Gabriel Chaves (ARG), 86.24;
- Felipe Manerim (BRA), 82.46;
- Nicolas Jurado (COL), 81.53;
- James Foster (EUA), 78.09;
- Jorge Arias Ceballos (COL), 73.08;
- Ezequiel Helmreich (ARG),70.66
Fotos divulgação André Vasconcelos