Convocada para a Seleção Brasileira de futebol Sub-17, Julia Vaini, de Osasco (SP), diz que o esporte ajuda a formar cidadãos

Adolescente de 16 anos começou a jogar futsal no Projeto Escolinha Garotos da Vila, que tem o apoio da Fundação ArcelorMittal, e hoje joga em time profissional

Julia Vaini, de 16 anos, sempre foi fascinada por futebol. “Ela aprendeu a dar os primeiros passos apoiada em uma bola de futebol”, diz seu pai, Pedro Vaini. Quando ela completou sete anos, foi matriculada no projeto de futsal Garotos da Vila, em Osasco (SP), que conta com o apoio da Belgo Arames, via Fundação ArcelorMittal. Para Julia, foi amor ao primeiro drible. Desde então, ela experimentou uma ascensão meteórica no futebol feminino, culminando com sua recente convocação para a Seleção Brasileira Sub-17.
 

Talento ela sempre teve, desde pequenininha, mas para chegar aonde chegou, teve de se esforçar. Durante três anos, para conciliar o tempo entre o estudo e os treinos, ela teve de comer sua marmita de almoço no ônibus, percorrendo o trajeto de um lugar para o outro. Mas não pensou em desistir um momento sequer. “O futebol é meu destino”, diz ela, que está evoluindo no esporte.
 

Seu treinador no projeto Garotos da Vila notou que Julia tinha aquele brilho especial do craque. Ela estava à frente dos colegas e logo o inevitável aconteceu: ela, que joga como meia-atacante, conquistou uma vaga no São Paulo Futebol Clube. Logo na sequência, vieram os títulos: Campeã da Copa Nike, do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores.
 

Julia reconhece a importância do Garotos da Vila para sua carreira e para a sua vida. “Ter um projeto social para acolher os sonhos de crianças é muito importante porque um projeto protege. A rua pode oferecer coisas que levam para um caminho errado, enquanto um projeto social ocupa o tempo das crianças. É onde elas se divertem, mas é também um local onde aprendem”, avalia ela. “O futebol ensina disciplina, ensina como se comportar na sociedade, mesmo que nem todos venham a ser jogadores, com certeza, todos serão formados como cidadãos”, avalia ela.
 

Mesmo adolescente, ela já vive a rotina de atleta profissional, treinando regularmente e disputando campeonatos como o Paulista e a Libertadores. Cansada? Talvez, mas feliz. Julia já faz planos para, daqui a dois anos, conquistar os gramados da Europa em algum time estrangeiro. Mas ela nunca esquecerá a escolinha que frequentou. “Quero que outras crianças tenham a mesma oportunidade que tive.”
 

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes

Apoiar e promover oportunidades para pessoas como a garota Camila, ou a artista MC Mila, é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1998.

Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.

Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Sobre a Belgo Arames

A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

SERVIÇO

Convocada para a Seleção Brasileira de futebol Sub-17, Julia Vaini, de Osasco (SP), diz que o esporte ajuda a formar cidadãos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.