Secretaria de Saúde de Barueri adverte: cuidado com abelhas e outros insetos
Abelhas, vespas, marimbondos e formigas são animais himenópteros (nome dado em razão de suas asas membranosas). Na primavera e no verão eles estão mais visíveis à população e podem reagir ao ataque ou aos incômodos causados por pessoas ou por animais.
O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Secretaria de Saúde de Barueri, possui uma equipe especializada para avaliação de riscos. Se a remoção for possível, as colmeias e os vespeiros são encaminhados para locais arborizados longe do contato humano. Se o enxame estiver num poste ou na rede elétrica, entretanto, deve-se chamar a Enel.
Não se deve jogar pedras ou água, cutucar as colmeias ou lançar inseticidas. A reação será imediata e causará sérios transtornos à saúde das pessoas que estejam próximas. O DTCZ atende muitas ocorrências dessa natureza.
Ligue para o DTCZ no horário comercial em caso de acidentes. Aos finais de semana e em feriados, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros.
Abelhas
Há abelhas com ferrão (africanizadas) e sem ferrão (arapuá). Elas são importantíssimas para o meio ambiente em razão da polinização, do controle biológico e da produção de mel e cera. Assim como todos os animais silvestres, são protegidas por Lei Federal. É crime eliminá-las.
Mais dicas:
Cubra frestas e lacunas em muros e paredes onde esses animais possam se instalar;
Descarte corretamente o lixo que possa atrair esses animais (restos de doces, bolos, sorvetes etc.);
Não irrite esses insetos, nem tente eliminá-los;
Oriente as pessoas para que não se aproximem dos vespeiros;
Afaste seus animais de estimação das colmeias;
Chame o DTCZ quando os vespeiros estiverem ainda em formação;
Em caso de picadas de quaisquer desses animais procure atendimento médico urgente.
Fones úteis
DTCZ – 4198-5679 e 4198-0424;
Corpo de Bombeiros – 193;
Enel – 0800 72 72 120.