Cerimônia da troca de comando da Guarda Civil Municipal será na quinta (1)
Humberto Araújo Mendes da Silva assume o posto e ficará à frente da corporação
Será realizada na próxima quinta-feira (01) a troca do Comando da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi, que acontece no pátio do Centro de Operações Integradas (COI – Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 830 – Jardim Maria Judith). Na cerimônia programada para 9h, toma posse Humberto Araújo Mendes da Silva, que ficará à frente de uma corporação responsável por proteger a população do município.
A nomeação ocorreu no último dia 19 por meio da portaria nº 0154/2024, publicada na edição 1.240 do Diário Oficial do município. O novo comandante entra no lugar de Adailton Santos Moura, que ficou no posto por 10 meses. Uma das missões de Araújo a partir de agora é garantir o trabalho em conjunto com as polícias Civil e Militar no município para melhor resultado e eficiência na redução dos índices criminais em Itapevi.
“A Guarda Civil Municipal tem um protagonismo e uma importância muito grande aqui na cidade. A contribuição dele será enorme, pois ele já foi comandante e tem vasta experiência. Hoje, temos uma estrutura completa na corporação que está à altura de grandes cidades”, destacou o prefeito Igor Soares (Podemos).
Para o comandante da CGM, estar mais uma vez à frente da corporação representa o resultado de um trabalho bem feito nesse posto. “Isso mostra a confiança em razão de uma atuação técnica e com bons resultados”, destacou Araújo, que já comandou a Guarda por um período de seis anos (2017-2023).
Sobre o comandante
Na corporação desde julho de 2000, Araújo é guarda de carreira de primeira classe. Entrou com apenas 20 anos e, desde então, fez carreira na corporação. Em 2009, participou da geração do Canil da GCM, onde ficou como coordenador em até 2016.
Já na condição de comandante da Guarda, ele participou da implantação das principais especializadas da GCM. Nessa lista, estão a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a Bike Patrulha, ambas em 2018. Em 2021, colaborou na criação do Programa Guardiã Maria da Penha, em 2021. Com 44 anos, o comandante também é graduado em Segurança Pública (2014) e tem pós-graduação em Gestão Pública (2019), ambos pelo Centro Universitário Braz Cubas.
Detalhes da GCM
A GCM de Itapevi foi criada em 5 de setembro de 1997 com objetivo de desenvolver ações de prevenção à violência e ao crime e, dessa forma, atuar na proteção da população. O efetivo da Guarda é composto por 212 agentes, 42 veículos – entre carros e motocicletas.
A corporação tem ainda um canil com 8 cães policiais, além das quatro bases comunitárias fixas em Amador Bueno (Praça Paulo França) e Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha), Centro Terminal Rodoviário). Além disso, a GCM tem o COI onde são coordenadas todas as ações da Guarda, diretamente do prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Os agentes efetuam patrulhamento a pé, com veículos e motocicletas.
A corporação tem unidades de rondas preventivas. Além do Canil, do Bike Patrulha, da ROMU e da Guardiã Maria da Penha, mantém outras equipes especializadas. Nessa lista, estão o Grupamento Especializado de Trânsito (GET), as Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), e o Patrulhamento Regional Bairro a Bairro, fora a Banda da GCM.