Mais diversão e menos pancadão: Operação Força Conjunta 2024 garante a segurança no Carnaval de Osasco

O trabalho integrado e coordenado entre o 14° BPM/M, a GCM e a PC, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, foi essencial para que Osasco tivesse um dos Carmavais mais seguros dos últimos anos! Com troca de dados e informações, aliado às ações e missões compartilhadas e à uma Saturação Integrada nas Zonas Norte e Sul da “Cidade Trabalho”, a OPERAÇÃO FORÇA CONJUNTA 2024 – FASE 2 encerrou suas atividades com 36 ocorrências, 23 presos em flagrante, 168 veículos irregulares removidos de circulação, 282 autos de infração de trânsito confeccionados, além de múltiplos indicadores que representaram a ELEVADA PRODUTIVIDADE das 3 Forças de Segurança neste período:

O PLANEJAMENTO foi um dos destaques desta segunda fase da Operação Força Conjunta. Com uma clara e objetiva divisão de atividades preventivas e repressivas imediatas, foram identificadas 20 Áreas de Interesse de Segurança Pública (AISP) no município, que tiveram o patrulhamento intensificado e reforçado, através da realização de bloqueios policiais e de trânsito, bem como pela instalação de Pontos de Estacionamento com prejuízo à outras ações policiais, sempre com foco de inibir qualquer tipo de manifestação ilegal preventivamente, mitigando a vulnerabilidade e garantindo a paz e proteção do cidadão em tais localidades:

Ainda sim, as Forças de Segurança atenderam 37 ocorrências de pertubação do sossego em Osasco. Embora o número seja inferior à 1/3 dos registros no ano de 2023, segundo dados do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), a puerperil e ingênua persistência de alguns vândalos, sobretudo, na promoção de arruaças e baterias, regadas ao consumo exacerbado de álcool e substâncias ilícitas, realmente causa preocupação. Os ATIVOS OPERACIONAIS DA PM, GCM e PC SÃO FINITOS! Por maior que seja a eficácia e a eficiência no emprego dos recursos e meios, NÃO CONSEGUIMOS ESTAR EM TODOS OS LUGARES, POR TODO TEMPO. Neste Carnaval, 100% do efetivo do 14° BPM/M foi empregado em, pelo menos, 2 escalas extraordinárias, sacrificando o justo e merecido momento de folga para defender e proteger o povo osasquense. Ainda sim, em algumas poucas e fatídicas oportunidades, nossos valorosos integrantes foram ofendidos verbal e fisicamente, com alguns registros de incidentes e lesões contra PMs e GCMs em intervenções pontuais com foco na retomada da ordem pública, especificamente durante a madrugada.

Qual o perfil desses agressores? Jovens (normalmente entre 10 e 20 anos), desacompanhados de pais ou responsáveis, demonstrando terem se apropriado de elevado consumo de drogas ou álcool, normalmente dirigindo ilegalmente um veículo (em sua maioria, motocicletas também irregulares). A deturpação deste nicho de público é tamanha que beira uma espécie de ANOMIA e AUTISMO SOCIAL! São incapazes de, sequer, notarem que suas atitudes afrontam qualquer tipo de lógica que nos reconhece como seres humanos que vivem em sociedade. Enfim, uma total é completa FALTA DE RESPEITO COM O PRÓXIMO E COM AS INSTITUIÇÕES são a tônica que identificam esses infelizes indivíduos.

Como superar tal paradigma? Demonstrando, por nossas ATITUDES e POSICIONAMENTOS, que ELES SÃO A MINORIA! O OSASQUENSE É UM CIDADÃO TRABALHADOR! É composto, em sua grande maioria, por HOMENS e MULHERES que RESPEITAM e HONRAM sua cidade, seu Estado e seu País! Desfrutam das merecidas festividades com RESPONSABILIDADE, entendendo conscientemente que sua liberdade termina onde começa a do outro. DIGNIFICAM O TRABALHO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA, pois sabem que esses profissionais juraram protegê-lo, mesmo que com o sacrifício da própria vida! Esperam que a CIDADE SE UNA PELA PAZ, PELA ORDEM E PELA SEGURANÇA!

O 14° BPM/M , a GCM e a PC de Osasco trabalham incansavelmente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, para DEFENDER ESSA IMENSA MAIORIA, que realmente simboliza o perfil do cidadão osasquense. E afirmamos, categoricamente, a estes parcos e ínfimos seres, que insistem em viver às margens da sociedade: a vocês, todo nosso profissionalismo, através do emprego de técnicas e táticas para que possam ser conduzidos à Justiça… E que a JUSTIÇA SEJA FEITA pois, aos inimigos o máximo rigor da lei! VAMOS VENCER! FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:

Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).

1º Ten PMLUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.