Prefeitura conclui maior investimento em acessibilidade da história nas escolas municipais
No total, 30 unidades passaram por adaptações para garantir o acesso dos estudantes com deficiência na rede
A Prefeitura de Itapevi entrega, nesta quarta-feira (21), o maior investimento da história em acessibilidade na rede municipal de ensino, com mais 10 escolas reformadas e adaptadas. No total, 30 unidades de diferentes regiões passaram por esse processo de acessibilidade garantindo a inclusão de alunos com deficiência.
A entrega será realizada em solenidade programada para 10h no CEMEB Candido Portinari (Rua Giácomo Silicani, 590 – Jardim Maristela) e faz parte das 65 ações que marcam as comemorações do aniversário da cidade. Os investimentos fazem parte do trabalho da administração municipal de melhorar a qualidade do ensino no município.
“Isso é trazer dignidade. Trata-se de inclusão de verdade nas escolas. Afinal, é o nosso papel garantir respeito e qualidade de vida para os nossos alunos, pais e funcionários da educação com deficiência”, afirmou o Prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos).
Dentro desse trabalho, as escolas receberam os mais diferentes tipos de equipamentos e remodelações que proporcionam um ambiente mais acessível aos alunos com deficiência. Nessa lista, estão as plataformas elevatórias, placas de identificação em braile, faixas sinalizadoras de degrau, corrimãos e piso tátil.
Algumas escolas também receberam rampas de acesso. Algumas unidades escolares ganharam carros escaladores para o transporte de cadeirantes em escadas.
Além disso, as escolas contempladas também passaram por adequação de soleiras e obras para terem banheiros acessíveis e balcões de atendimento rebaixados, além dos bebedouros na altura dos cadeirantes.
Projeto para transformar a Educação
A administração municipal com o programa Educa Itapevi tem modernizado a educação municipal, com as construções de Escolas do Futuro de Tempo Integral. Além da utilização do Chromebook, por meio do programa Google for Education, que alia ensino de qualidade, tecnologia e inovação nas aulas, melhoria nos salários dos professores e funcionários da rede, reformas em todas as escolas, entrega de uniformes e materiais escolares nos primeiros dias de aulas e muito mais.