Ícone do site Jornal ARua

Etec de Barueri cria repelente de baixo custo contra mosquito da dengue

Projeto envolveu alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, Contabilidade, Recursos Humanos e Informática, em aula interdisciplinar de química

Nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), os trabalhos interdisciplinares fazem parte do cotidiano e incrementam o aprendizado. Exemplo disso é o projeto de creme hidratante repelente de insetos, incluindo o Aedes Aegypti, desenvolvido por alunos de diferentes cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico da Etec Antônio Furlan, de Barueri.

“Considerando a preocupação geral com a epidemia de dengue, foi proposta a fabricação e a divulgação de um creme hidratante e repelente de baixo custo. A iniciativa representou uma oportunidade muito rica de integração entre disciplinas, classes e cursos”, conta o diretor Uilson Nunes.

Os estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Contabilidade e Administração levantaram os custos relacionados à produção, enquanto a turma do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet fez a criação do material gráfico e a divulgação nas redes sociais. Os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Recursos Humanos cuidaram da divulgação dos cuidados na prevenção da dengue nas empresas.

O desenvolvimento do produto foi feito no laboratório de química, sob os cuidados da professora Eugênia Hashiguchi, que ministra a disciplina para os cursos. “Testamos duas fórmulas simples, já disponíveis em sites de internet. Utilizamos ingredientes de fácil disponibilidade e baixo custo, como água destilada, glicerina e vitaminas do complexo B”, explica.

O objetivo não é vender o produto, mas contribuir no combate à dengue na região, além de aumentar o engajamento nas aulas de química do Ensino Médio. E está funcionando. “Os alunos adoraram! Todas as turmas participaram com empenho e ainda se comprometeram a combater a dengue, que está tão perigosa neste momento”, conclui a professora.

Sair da versão mobile