Ícone do site Jornal ARua

Governo Federal lança pacote de políticas para mulheres

Ações incluem inaugurações de Casa da Mulher Brasileira e Centro de Referência, investimento em tornozeleiras eletrônicas para agressores e programa que insere mulheres jovens no mercado de trabalhoCompartilhe:

OMinistério das Mulheres prepara um pacote com as principais políticas e ações para as mulheres a serem lançadas neste 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres. No pacote, são reforçadas políticas para o enfrentamento à violência contra as mulheres, violência política de gênero, igualdade salarial entre homens e mulheres entre outras ações para a promoção da autonomia econômica e da participação das mulheres em espaços de poder e decisão.

Enfrentamento à violência contra mulheres

Mulheres em espaços de poder e decisão

Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica

Estão previstos investimentos no valor de R$ 10 milhões para o programa e cerca de 20 mil mulheres jovens atendidas por ano. A ação é uma parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República e conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, por meio da vice-presidência de Sustentabilidade e Cidadania Digital. 

Estratégia Nacional do Empreendedorismo Feminino

Para as mulheres empreendedoras, o Ministério das Mulheres em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) vão lançar a Estratégia Elas Empreendem, uma política pública elaborada para o fortalecimento do empreendedorismo feminino como instrumento de desenvolvimento econômico e social do país. 

Com foco no microempreendedorismo, a estratégia prevê ações para ampliação do acesso a crédito, educação financeira,  acesso a mercado, tecnologia e inovação, maternidade, diversidade e vulnerabilidade, por meio de integração de políticas públicas e participação de entidades da sociedade civil para que as iniciativas cheguem até a ponta. 

Aliado a essa estratégia, o Ministério das Mulheres ainda celebra uma parceria com o Sebrae focada no fortalecimento das mulheres empreendedoras, concretizando ações estratégicas para a alavancagem do setor no país.

Ações na Saúde

Instalação de Fóruns para apoios às mulheres:

Brasil sem Misoginia parcerias com Correios e Sebrae

No dia 20 de março, o Sebrae adere à iniciativa Brasil sem Misoginia, junto de outras parcerias em conjunto ligadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.

Na mesma data, o Ministério das Mulheres assina um Acordo de Cooperação Técnica com os Correios que visa promover campanhas de utilidade pública sobre o enfrentamento à misoginia para o público interno e externo da empresa e formação sobre o tema do enfrentamento às violências contra as mulheres.

As ações são lideradas pelo Ministério das Mulheres que conta com a participação dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, de Minas e Energia, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Saúde, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Caixa Econômica Federal, do Sebrae e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos Correios.

Sair da versão mobile