Cotia terá Instituto Federal com cursos gratuitos para profissionalização de jovens e adultos
Município foi contemplado com um dos 100 IFs anunciados pelo Governo Federal. Em janeiro, Cotia já tinha apresentado projeto e pedido para que a cidade fosse contemplada
Nessa terça-feira (12/03/24), o prefeito de Cotia esteve em Brasília para acompanhar o anúncio de investimentos do Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), ocasião em que foi confirmada a implantação de um campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no município. Em janeiro, o prefeito chegou a se reunir com o Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para apresentar um projeto e pedido de implantação do Instituto em Cotia.
“É um dia de muita felicidade para nós de Cotia. Estive em Brasília, no fim de janeiro, assim que soubemos que o governo [federal] iria investir em Institutos Federais. Colocamos Cotia como candidata para receber uma unidade, temos alguns locais que poderão funcionar como campi, o que já nos coloca à frente e com a expectativa de sermos um dos primeiros municípios a termos este importante equipamento de educação funcionando”, comemorou o prefeito Rogério Franco. Durante o evento em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a implantação de 100 IFs em todo o Brasil.
Ainda não está definido qual ou quais cursos serão oferecidos no campi de Cotia, mas, de acordo com o prefeito Rogério Franco, a administração municipal fará todos os trâmites necessários para consolidar a implantação do instituto na cidade. Os Institutos Federais oferecem cursos técnicos integrados ao médio e ensino médio. O objetivo da nova expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. A construção de novos campi nos municípios impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego e renda. As novas escolas, quando estiverem em funcionamento, levarão desenvolvimento local e regional.