Parlamento sugere incorporação de drones nas ações de combate à dengue
Indicações feitas ao Executivo sugerem a adoção do equipamento para encontrar eventuais focos do mosquito Aedes aegypti
Osasco registra cerca de 1.100 casos de dengue, com aproximadamente 65% concentrados na Zona Norte, segundo a Prefeitura. Nenhum óbito relacionado à doença foi constatado na cidade.
Para auxiliar no combate à doença, os vereadores Michel Figueiredo (PRD) e Cristiane Celegato (REPUBLICANOS) sugeriram ao Executivo a implantação de drones para eliminar focos do mosquito da dengue com larvicida, como acontece na capital.
“Sugiro aquisição de drones para serem utilizados no combate ao mosquito da dengue. O equipamento poderia ser usado para espalhar larvicida”, justificou o vereador.
Já Cristiane Celegato apontou as iniciativas de outras cidades do Estado, além da capital, como Carapicuíba e Botucatu.
“Reconhecemos a eficácia e a relevância dessa tecnologia no controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue. Os drones oferecem uma abordagem ágil e eficiente para alcançar áreas de difícil acesso, como telhados de casas, galpões e terrenos baldios, onde os agentes de saúde têm limitações para realizar inspeções detalhadas”, abordou a parlamentar
Em outros estados, como na Bahia o drone tem sido usado para localizar focos de água parada, identificando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em lajes, telhados e caixas d’água.
Gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses, Enoque Luz, comentou que além das ações realizadas pelas equipes de combate à dengue, que incluem visitas, orientação e a aplicação do “fumacê”, o setor busca conscientizar os munícipes em relação aos cuidados básicos que qualquer pessoa pode tomar. Luz, ressaltou que mesmo com o drone identificando lugares com focos de água parada, é preciso ter autorização do proprietário para entrar.
“Nós estamos atuando em toda a cidade, especialmente nos lugares onde há registro maior de casos, e temos atendido a demanda levantada pelo serviço do 156, e contamos principalmente com o munícipe para que ele siga as orientações”, ressaltou o gerente de Zoonoses.
Ações simples ajudam no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante, sacos abertos, acúmulo de água nos pratinhos de planta e caixas d’água abertas.
*Nebulização*
Outra ação de combate à dengue proposta pelos vereadores é a nebulização. Ralfi Silva (REPUBLICANOS) sugeriu a nebulização na Avenida Brasil, no Jardim Rochdale. De acordo com Enoque Luz, as solicitações registradas no Executivo estão sendo atendidas.