Moção discute avanços e obstáculos na luta feminina
Dia da Mulher, 8 de março foi objeto de discussão no Plenário da Câmara
A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (12), Moção de Esclarecimento que abordou o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Autora da Moção, Ana Paula Rossi (PL) fez um balanço dos avanços e dificuldades enfrentadas pelas mulheres na consolidação dos seus direitos na cidade de Osasco.
“Muitos acham pouco se temos cinco vereadoras em 21 cadeiras, mas eu prefiro pensar que é um avanço, pois fui a única vereadora por um bom período. Porém, ainda há muito a avançar em políticas públicas para mulheres na cidade”, disse Ana Paula.
“O primeiro Centro de Referência à Mulher Vítima de Violência surgiu apenas em 2005. Em 2024, foi inaugurada a unidade da Zona Norte. A unidade da Guarda Civil Municipal (GCM) especializada em violência contra a mulher foi criada apenas em 2020”, acrescentou a vereadora do PL.
Josias da Juco (PSD) falou da importância da presença feminina na política. “Ana Paula era a única vereadora na Casa e trazia um olhar diferente. Por causa dela, muitas coisas foram pensadas para melhorar a vida da mulher, até mesmo na aqui na Câmara”, disse ele.
Zé Carlos Santa Maria (PRD), Julião (PSB) e Elsa Oliveira (PODE) também endossaram a moção. “A gente tem que dar espaço para as mulheres falarem e escutar o que elas têm a dizer”, disse o vereador do PRD.