Vereadores de Osasco sugerem abertura de farmácias da rede pública aos finais de semana
Pedido também se estende ao período noturno. Parlamentares abordam dificuldades dos munícipes em retirar medicamentos fora do horário
Atentos à demanda da população, os vereadores osasquenses sugeriram nesta quinta-feira (14), durante a 12ª Sessão Ordinária, que algumas farmácias da rede pública de saúde funcionem aos finais de semana e durante a noite.
Batista Comunidade (AVANTE) ressaltou que os usuários que passam nos Prontos-Socorros ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) aos finais de semana ou no período noturno, recebem a prescrição médica, mas têm dificuldade em iniciar o tratamento imediato porque não há farmácia aberta para atendê-los. Ele ressaltou ainda, que, muitas vezes, o paciente não tem condições de comprar o medicamento ou até mesmo tempo para retirá-lo durante a semana.
“Por isso nós indicamos ao Executivo, e a Secretaria de Saúde está ciente da nossa solicitação, que as farmácias funcionem aos finais de semana, principalmente as farmácias das duas policlínicas, da Zona Sul e da Zona Norte”, declarou Batista Comunidade.
Josias da Juco (PSD) reforçou que abrir algumas farmácias aos finais de semana beneficiaria os munícipes que não têm condições de adquirir o medicamento nas unidades particulares, mas que também têm dificuldades de deslocamento.
“Algumas unidades de saúde fecham às 16h outras às 20h, sabemos que a Secretaria de Saúde tem trabalhado bastante, mas seria importante ter unidades de farmácia abertas durante a noite”, afirma o parlamentar. Josias também sugeriu que as farmácias estejam conectadas para que, na falta do medicamento em uma unidade, o usuário possa retirá-lo em uma farmácia que o tenha.