Em janeiro, Barueri foi a 3ª cidade que mais gerou empregos no Estado, diz Caged
O relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro, do Ministério do Trabalho e Emprego, foi publicado recentemente e mostrou que Barueri continua ocupando uma ótima posição tanto no Estado de São Paulo quanto no Brasil com relação à geração de vagas com carteira assinada.
De acordo com os dados disponibilizados sobre o primeiro mês de 2024, Barueri foi a 3ª cidade do Estado de São Paulo e a 12ª do País que mais gerou empregos. No Estado, ficou à frente de cidades bem maiores em termos populacionais, como Guarulhos e São Bernardo do Campo.
Das 11 primeiras cidades colocadas no Caged nacional antes de Barueri, dez são capitais, a saber: São Paulo (1ª), Rio de Janeiro (2ª), Curitiba (3ª), Belo Horizonte (4ª), Brasília (5ª), Goiânia (6ª), Fortaleza (7ª), Salvador (8ª), Porto Alegre (9ª) e Manaus (11ª). Na 10ª colocação ficou Campinas (SP).
Já no acumulado dos últimos 12 meses (de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024), o número de admissões em Barueri foi de 208.384, contra 20.113 desligamentos, e gerou um saldo positivo de 8.271 postos de trabalho. Esse resultado deixou o município na 10ª colocação entre os que mais contrataram no Brasil.
Um trabalho diferenciado
Vários são os motivos que fazem Barueri apresentar ótimos resultados na geração de vagas de emprego. Um deles é a localização próxima à Capital paulista, com fácil acesso a rodovias e aeroportos, o que torna a cidade um ponto atrativo para instalação de empresas; a infraestrutura favorável de transporte, telecomunicações e energia, que facilita a vinda de funcionários para cá; os incentivos fiscais, desburocratização e segurança jurídica, fatores que fazem as empresas permanecerem locadas na cidade.
A boa oferta de serviços públicos também é um grande diferencial. Em Barueri, educação, saúde, segurança, cultura, meio ambiente e outro setores se destacam perante toda a região. A oferta de mão de obra qualificada, derivada das instituições de ensino da cidade e de programas de qualificação profissional disponibilizados com frequência pela Prefeitura aos munícipes também é muito atrativa.
Além disso, a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict) mantém a Casa do Trabalhador, que mais do disponibilizar vagas à população em parceria com empresas e instituições, realiza um trabalho especial de captação de vagas, facilitação de processos seletivos em parceria com a iniciativa privada, buscas ativas e outras iniciativas que facilitam a aproximação entre profissionais e empresas.