Turma da Corujinha visita Sema e conhece ações ambientais realizadas em Barueri
Na manhã de quinta-feira, dia 14, alunos do 8º e 9º anos da Emef Professora Elvira Lefevre Sales Nemer, da Vila São João, que fazem parte da Turma da Corujinha, estiverem na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela pasta.
O primeiro contato ocorreu com o gestor da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu). Ele explicou aos alunos o trabalho da Secretaria que torna Barueri um município mais sustentável. Dentre as ações Bidu pontuou a coleta e o tratamento de esgoto, o recebimento, tratamento e devolução de animais silvestres por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), o recolhimento e a disponibilização para adoção de pets intermediada pelo Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad) e muito mais, deixando as portas sempre abertas aos estudantes a qualquer momento.
Turma da Corujinha
O objetivo do programa Turma da Corujinha é incentivar as novas gerações a conhecerem os conceitos ambientais, tornando-as multiplicadoras dos conceitos ecológicos e sustentáveis, mostrando como viver em harmonia com a natureza e o meio ambiente.
Bidu detalhou ainda mais a ação. “O projeto Turma da Corujinha é uma iniciativa que a gente vem elaborando há muito tempo e hoje se torna uma ação bacana, que traz a garotada da escola para conhecer a Secretaria de Meio Ambiente e entender as ferramentas ambientais que nós temos na cidade”, explanou.
Os estudantes percorreram a Secretaria para conhecer os setores e as atividades desempenhadas sobre os Parques, as áreas verdes de preservação e muito mais. Um dos setores visitados foi o do Departamento de Planejamento Ambiental, coordenado pelo geocientista Edson Oliveira da Silva.
Edson explicou como se dá a formação da Turma da Corujinha nas escolas, começando pela instituição de ensino Elvira. “A Emef Elvira é nossa escola vizinha, então é muito mais prático ter essa primeira interação e é o nosso projeto piloto. Tudo ocorrendo bem, a gente pretende expandir para outras unidades da rede”, disse.
Segundo o geocientista, os professores ficaram responsáveis pela seleção dos alunos representantes e o primeiro quesito era o interesse pela área ambiental. “São de dois a três alunos por sala, eleitos entre os professores para serem os representantes daquela sala junto a Turma da Corujinha. Eles receberam informação, formação, conhecimento e vão ter atividades ligadas a essas visitas que farão nos equipamentos públicos de meio ambiente, nas escolas, nas aulas de Ciências, onde irão divulgar, fazer trabalhos. Dentro da comunidade escolar vão disseminar os conceitos e as questões de meio ambiente”, explicou Edson.
Ainda durante a visita, a professora de Ciências da escola Elvira, Brenda Maria Ferraz de Oliveira, contou o impacto do projeto na vida dos alunos. “Nós temos a educação para o meio ambiente na escola e essa oportunidade traz para os alunos as vivências. Conhecer exatamente o que faz a Secretaria de Meio Ambiente, que a gente sabe da existência, mas não sabe das especificidades, dos lugares que ela cuida, amplia esses conhecimentos na área de meio ambiente. E também, quem sabe, desperta novas habilidades nos alunos, o interesse pelo meio ambiente, pela sustentabilidade”,.