Osasco realiza 3ª Semana de Conscientização do Autismo
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, em parceira com as secretarias de Educação, da Saúde e de Assistência Social, promove até dia 12/04, a 3ª Semana de Conscientização do Autismo “Valorize as capacidade e respeite os limites”. A iniciativa reafirma o compromisso do município de Osasco com a inclusão e o respeito à diversidade.
Acompanharam o prefeito Rogério Lins na abertura do evento, que aconteceu na manhã de terça-feira, 02/04, no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Cefor), situado à Avenida Marechal Rondon, 263, Centro, os secretários Salomão Júnior (Executiva da Pessoa com Deficiência), José Carlos Vido (Assistência Social) e Cláudio Piteri (Educação), além dos vereadores Laércio Mendonça e Batista da Comunidade.
O evento representa um importante momento de reflexão, diálogo e ação em prol da conscientização sobre o autismo no município e conta com uma programação diversificada, incluindo palestras, diálogos e atividades em parceria com institutos renomados e universidades. A Semana de Conscientização do Autismo tem como objetivo promover uma maior compreensão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em sua fala, o prefeito Rogério Lins anunciou que o Hospital da Criança e da Mulher, que já está em fase final de obras na Avenida Getúlio Vargas, 807, no Jardim Piratininga, contará com uma ala para o diagnóstico precoce do autismo, com ótimos profissionais “Nossa missão é investir em políticas publicas para melhorar a vida de todos”, destacou.
Lins também falou sobrte a importância do evento. “A Semana de Conscientização do Autismo é uma oportunidade para a comunidade se unir e aprender mais sobre o autismo, para criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo”.
Para o secretário Salomão Junior, Osasco está avançando nas políticas públicas, no compromisso e na consciência. “Nosso objetivo é construir uma ponte de oportunidades para que as pessoas possam desenvolver o máximo de suas potencialidades. Então, nesse dia tão importante de conscientização sobre o autismo, eu queria agradecer todas as pessoas que lutam e acreditam. Temos vários desafios para serem superados, mas estamos construindo com o poder público uma política de garantia de direitos”, concluiu.