Casaviva realiza, neste sábado, na horta do Ceaso, oficina gratuita de cultivo de ora-pro-nóbis e hortoterapia
Neste sábado (27/4), das 9h às 11h, a Casaviva Osasco, em parceria com o Ceaso – Centro de Ação Socioambiental, realizará o “Dia de Renovar” com oficina gratuita de plantio e consumo de ora-pro-nóbis e hortoterapia. A atividade é aberta para todas as idades e será ministrada por Raisa Alves, membro do Conselho Municipal da Juventude e da coordenação da Casaviva, e Maristela Leamare, psicopedagoga do Ceaso. Cada participante deverá levar uma garrafa PET de um ou dois litros. A planta ora-pro-nóbis tem folhas e flores comestíveis e é rica em proteínas. Pesquisadores garantem que a planta tem mais proteína que o espinafre e tem mais vitamina C que a laranja. Endereço: Horta Sustentável do Ceaso. Rua Romildo Isaías Neto, 373, IAPI.
Segundo Raisa Alves, a atividade vai de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no que tange a promoção da saúde, bem-estar e alimentação saudável para todos, em todas as idades. A hortoterapia resumidamente é uma estratégia que estimula o contato com o meio ambiente como forma de melhorar a saúde mental. Dentre as propostas está o estímulo ao consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Colocar a mão na terra, sentir a textura das folhas e flores e observar a natureza é uma das formas de cuidar da saúde física e emocional. A ora-pro-nóbis, azedinha e a taioba são exemplos de plantas que podem ser peças-chave na luta contra a fome e na promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável.
Todos os participantes vão aprender a plantar uma muda de ora-pro-nóbis e vão aprender como cuidar da muda em casa. Mais informações pelo WhatsApp (11) 99652-8199 ou pelas redes sociais da Casaviva.