Euroclima+ apresenta Estudo de Adaptação às Mudanças Climáticas para os 12 municípios que compõem o Consórcio CIOESTE
Na quinta-feira, 9/5, ocorreu uma reunião no CIOESTE, onde o Euroclima+ discutiu questões regionais relacionadas às mudanças climáticas. Participaram gestores da Defesa Civil, Meio Ambiente e Assistência Social, representando as Câmaras Técnicas desses setores. Eles receberam informações de Antoine Calmet Daage, engenheiro hidrólogo especializado em inundações e consultor da empresa francesa Mayane.
A empresa de Daage ficou responsável pelos estudos para consultoria sobre cheias e adaptação às mudanças climáticas na região, especialmente nos territórios-piloto do CIOESTE, áreas conurbadas entre Osasco e Carapicuíba (Km 21), entre Osasco e Barueri (Jd. Mutinga), e áreas de São Roque. Esses estudos fazem parte da parceria entre o Consórcio e o Euroclima, visando ações para reduzir a vulnerabilidade das áreas escolhidas. As contratações das empresas consultoras são feitas pela Agência Francesa de Desenvolvimento.
O engenheiro apresentou o “Estudo de Adaptação às Mudanças Climáticas para os 12 municípios do CIOESTE” e para o município de Córdoba (Argentina), focado na redução de risco de desastres.
A reunião foi coordenada pelo diretor de Projetos do CIOESTE, Carlos Abrão.