CIOSTE avança na criação do Observatório de Turismo e Distritos Turísticos na Região Oeste de São Paulo

O CIOESTE, Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, realizou mais uma reunião mensal da Câmara Técnica de Turismo, comandada pelo coordenador e secretário de Cajamar, Rodrigo Rocca. Durante o encontro, os integrantes debateram profundamente a criação do Observatório CIOESTE de Turismo (OCTur) e a implementação de distritos turísticos na região.

A criação do Observatório CIOESTE de Turismo representa uma ferramenta fundamental para a apresentação e interpretação de estatísticas sobre o setor de turismo a partir de diferentes fontes de dados e variados contextos. Este observatório fornecerá dados atualizados e seguros, auxiliando empreendedores a entender melhor o mercado turístico e tomar decisões informadas.

O Observatório também terá a função de atualizar o inventário turístico dos municípios do Consórcio e produzir dados que orientarão tanto as decisões sobre políticas públicas quanto os investimentos do setor privado. Será um instrumento essencial para o desenvolvimento econômico e social da região Oeste.

Os municípios irão colaborar com informações sobre ocupações formais no setor de turismo, perfil socioeconômico das ocupações e estimativa de circulação de turistas. Essas informações serão focadas no monitoramento e sustentabilidade do setor, sendo divulgadas em boletins mensais no site do CIOESTE e enviadas para a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A criação de Distritos Turísticos foi outro ponto central da reunião. Esses Distritos são importantes para alinhar as políticas regionais com o governo estadual, proporcionando um tratamento diferenciado que facilita o atendimento de demandas públicas, como saneamento, asfalto e outros elementos básicos de infraestrutura.

One thought on “CIOSTE avança na criação do Observatório de Turismo e Distritos Turísticos na Região Oeste de São Paulo

  • 03/06/2024 em 20:42
    Permalink

    O CIOESTE está de parabéns, São Paulo precisa de uma iniciativa dessa, diga-se de passagem que o setor de turismo é muito importante para o desenvolvimento da cultura de São Paulo e precisa de recursos e iniciativas, tanto do setor público quanto do setor privado, parabéns a toda essa equipe.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.