Babalorixá recebe homenagem ao completar mais de duas décadas de sacerdócio
A Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Prefeitura de Osasco realizou quarta-feira, 5/6, na Sala Luiz Roberto Claudino (antiga Sala Osasco, anexa ao Paço Municipal), cerimônia em homenagem ao babalorixá Anderson Ty Osumaré pela passagem de seus 24 anos de sacerdócio no Candomblé.
Além do homenageado, participaram do ato a secretária da Seppir, Deise Ventura, que representou o prefeito Rogério Lins, Alexandra Pontieri, diretora de políticas de combate ao racismo, os também babalorixás Pai Zazi, Pai Robson, Mãe Janaína de Oxalá e demais integrantes de comunidades do candomblé.
Deise agradeceu a presença de todos e fez elogios ao homenageado. “Agradecemos seu trabalho ao longo desses anos em prol do fortalecimento das religiões de matriz africana.”
Hoje com 45 anos, Anderson disse que se iniciou no candomblé aos 13. “O candomblé fez eu me redescobir, me fortaleceu e trouxe equilíbrio espiritual. O nosso Deus pode ter nomes diferentes, de acordo com o país e a origem de cada povo, mas ele é um só. É preciso que haja respeito entre as pessoas e as religiões, pois é a falta de conhecimento e o fanatismo que levam à intolerância religiosa”, disse o babalorixá.