Defesa Civil encerra temporada do Show da Prevenção para a Educação Infantil
A Defesa Civil de Barueri encerrou no dia 23 de maio, na Emeief Taro Mizutori, no Jardim São Luiz, a temporada do Show da Prevenção para a Educação Infantil, evento lúdico e interativo apresentado para alunos de 4º e 5º anos de idade.
O evento foi apresentado pela diretora do Departamento de Gestão de Risco de Desastres da Defesa Civil, Fabiana Queiroz Aquino (Tia Civil), e pela agente Luciana Lelis (Tia Lelis). Contou ainda com a participação dos agentes Adair Liberato (mascote Tom) e Igor Reis (sonoplasta), além do apoio da diretoria, professores e demais funcionários da escola.
Durante o Show da Prevenção foram abordados temas em que os pequeninos, porém participativos e inteligentes alunos, ficaram sabendo sobre as viaturas e agentes da Defesa Civil, número de emergência (199) e em quais momentos chamar o resgate. Tiveram conhecimento para ajudar uma pessoa acidentada, identificação de desmaio e ressuscitação, como evitar acidentes, combater a Dengue e se proteger dos eventos climáticos. Os alunos aprenderam também sobre a importância de jogar lixo no lixo (que evitar alagamentos), prevenção de risco dentro e fora da escola, respeito, amizade e igualdade social, convivência com as pessoas e obediência. Ao final, interagiram com o mascote da Defesa Civil, o Tom.
A diretora Fabiana Queiroz reforçou que a iniciativa “visa criar uma cultura preventiva promovendo ações lúdicas e interativas que ampliam o conhecimento e a resiliência na comunidade escolar e população em geral frente a ocorrências de eventos adversos”. A Tia Civil enfatizou também que o objetivo da Defesa Civil é proteger. “Trabalhamos com programas de prevenção para que essas crianças cresçam como bons cidadãos e que Barueri seja preventiva e segura”, disse.
Trabalho lindo e lúdico
Professora da 1ª fase B da Taro Mizutori, Fernanda Lima da Silva Ribeiro, disse que o Show da Prevenção é um trabalho lindo e muito lúdico. “Tem uma linguagem acessível para os alunos, que entenderam e interagiram com a Defesa Civil. Achei bastante interessante. Gostei demais”, destacou a educadora, acrescentado que os pequeninos são crianças inteligentes. “Entenderam tudo o que foi falado. Tenho a certeza de que vão gravar esse dia, pois foram passadas informações relevantes para eles”, disse Fernanda, completando que os estudantes já sabiam muita coisa. “Falamos sobre a Dengue, acidentes, primeiros-socorros, cuidados na fila, na sala de aula e postura de como se sentar nas cadeiras. Tudo isso é uma preocupação da escola. Então reforçar isso com eles, neste trabalho de parceria, foi muito importante”.
Temos que nos proteger
Para os alunos da escola Taro Mizutori, o Show da Prevenção para a Educação Infantil foi excelente. “Amei a apresentação. Aprendi que em situação de perigo você precisa pedir ajuda ao seu pai ou à Defesa Civil. Vou falar para minha mãe, meu pai e toda a minha família que a Defesa Civil é importante para o universo, o mundo, todos os países”, destacou Bryan Soares dos Santos. “Aprendi que temos que nos proteger”, emendou Joao Freitas da Silva.
Agentes Multiplicadores
Terminado esse trabalho preventivo, o órgão, que é ligado à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), iniciou no dia 3 de junho (segunda-feira), a 9ª edição do Programa Agentes Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil para estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal. O cronograma de atividades foi aberto com a palestra “Apresentação e Introdução à Defesa Civil” na Emef Profª Maria Elisa B. C. Chalupe, na Vila Boa Vista. O encerramento ocorrerá em novembro.